PMA autua fazendeiro em R$ 7,6 mil por derrubar madeira de lei

  • Assessoria

Policiais Militares Ambientais de Bonito realizavam fiscalização nas propriedades rurais do município e autuaram ontem à tarde um fazendeiro que explorava madeira de lei ilegalmente.

Na propriedade, localizada no km 27 da rodovia Bonito/Bodoquena, os policiais verificaram que o dono da fazenda havia derrubado, para exploração da madeira sem autorização ambiental, 20 árvores esparsas, sendo 17 das espécies “capitão”, “jatobá”, “angico” e “faveiro” e três da espécie “aroeira”, que é protegida por lei.

A madeira foi apreendida e as atividades foram interditadas. O fazendeiro, residente em Maracaju foi autuado administrativamente e multado em R$ 7.600,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do Ibama proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.