Polícia Militar realiza operação especial para o Enem

Somente em Campo Grande, serão empregadas 46 viaturas

  • Assessoria

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul disponibiliza 1200 homens e mulheres para garantir a segurança e a lisura do processo do Exame Nacional do Ensino Médio 2012, bem como a tranquilidade dos candidatos e trabalhadores. Nos dois dias de prova haverá policiais militares em cada local de realização de prova, além de escolta policial para transporte de cadernos e cartões-respostas.

A operação começa no dia 1º devido à interiorização das provas. Os cadernos saem da distribuição da Empresa de Correios e Telégrafos para os 40 municípios do interior que irão realizar o exame. Todo o trajeto será feito com escolta policial. Os PMs ainda farão a guarda dos locais de armazenamento.

No sábado e no domingo, três e quatro de novembro, data da realização das provas, a PM irá acompanhar o transporte dos cadernos do centro de distribuição para os locais de exame, ficará de prontidão durante todo o certame e depois escoltará o retorno dos cartões-respostas.

Somente em Campo Grande, serão empregadas 46 viaturas, duas e quatro rodas, dos batalhões de área, da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e da Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran).

Além da Capital, realizam as provas do Enem em Mato Grosso do Sul, Água Clara, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia e Três Lagoas.

Em todo o País, 6,5 milhões de pessoas estão inscritas para fazer o Enem. São mais de 4,5 mil  malotes, com 13 milhões de cadernos de prova. A PMMS está empenhada para garantir que, em Mato Grosso do Sul, as provas transcorram com tranquilidade e sem qualquer fraude.

“Estamos atentos e preparados para impedir qualquer pessoa que tente fraudar ou perturbar o processo. Preparamos essa megaoperação porque o Enem é uma forma de avaliar a educação e preparar nossos jovens que são o futuro de nosso País”, disse o coordenador da operação, tenente-coronel Carlos Hudmax Evangelista Ortiz.