PRE intensifica a fiscalização nas estradas durante o feriadão

A operação segue até às 21 horas de domingo (4)

  • Assessoria

Durante quatro dias na operação do feriado de finados iniciada na quinta-feira,  os policiais estão orientando os motoristas e fiscalizando os veículos. Segundo a sub-tenente da PRE, Neide Centurião, a iniciativa conta com um efetivo de 105 homens e 10 viaturas. Ela lembra a necessidade dos motoristas siguirem algumas recomendações para evitar acidentes e ter um feriado tranqüilo. “Os motoristas devem ter cautela, principalmente os que forem pegar a MS-386, entre Ponta Porã e Amambai, a MS-162, que liga Dourados a Bonito, a MS-164, que liga Maracaju a Ponta Porã, bem como a MS-060 que dá acesso a Sidrolândia, Guia Lopes da Laguna, Bodoquena, Jardim e Bonito, cidades turísticas de grande fluxo de veículos”, comenta a sub-tenente.

Limites de velocidade, ultrapassagem, utilização de cinto de segurança e verificação de documentos serão alguns dos itens destacados durante a operação.

Velocidade

A orientação é respeitar o limite de velocidade da via. Os excessos de velocidade com ultrapassagens em locais não permitidos pela sinalização são as principais causas de acidentes de trânsito com vítimas fatais, nas rodovias estaduais. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, nas rodovias onde não houver placa regulamentando a velocidade, deve-se obedecer os seguintes limites: 110 km/h para automóveis, caminhões e motocicletas; 90 km/h para ônibus e microônibus; e 80km/h para os demais veículos. Nas estradas sem pavimentação a velocidade deve ser de 60 km/h para todos os veículos.

Ultrapassagem

Toda ultrapassagem deve ser feita pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando a intenção de entrar à esquerda, momento onde será permitida a ultrapassagem pela direita, respeitando a sinalização da via.

Cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para motoristas e passageiros. O instrumento de segurança evita que o motorista seja lançado fora do veículo, além de impactos contra o painel, volante e pára-brisa.

Documentação

São obrigatórios durante a viagem o porte da carteira nacional de habilitação (CNH) do condutor e o certificado de registro licenciamento do veículo (CRLV).

A sub-tenente da PRE ainda alerta sobre a verificação das condições dos veículos. “É importante realizar a manutenção do veículo, verificar os pneus, o motor, o nível de óleo, as condições das pastilhas de freio e sempre ter os instrumentos de sinalização”.

A operação segue até às 21 horas de domingo (4).