Presidente do TRT-MS é nomeado Ministro do Tribunal Superior do Trabalho

  • Redação com TRT-MS
Foto: Divulgação/TRT-MS
Foto: Divulgação/TRT-MS

O Presidente do TRT24 (Tribunal Regional do Trabalho da 24a Região), desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, foi nomeado Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. A nomeação foi feita pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 19 de julho. O desembargador exercerá o cargo de ministro na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro.

A posse ocorrerá nesta quarta-feira (21), às 16h30, no Gabinete da Presidência do TST.

Listra Tríplice

O nome do desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior foi um dos três escolhidos pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (com 100% dos votos), no dia 19 de abril, para compor a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro destinada à magistratura de carreira.

A decisão com o nome do indicado pelo Presidente da República foi publicada no dia 07 de maio, no Diário Oficial da União.

No dia 05 de julho, o magistrado passou por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa e, no dia 08 de julho, foi aprovado pela maioria absoluta do plenário do Senado Federal.

Trajetória

Natural de Curitiba (PR), Amaury Rodrigues Pinto Junior é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, em 1989, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 16/5/2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT da 24ª Região, e presidiu a corte no biênio 2006/2008. Em âmbito nacional foi Presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho - COLEPRECOR, no período de 2007-2008; Presidente do CONEMATRA desde março/2018.

Além de seu trabalho no Judiciário Trabalhista, des. Amaury também é reconhecido pela atividade docente. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (2015) e autor do Livro "A quantificação do dano: acidentes do trabalho e doenças ocupacionais", ministrou diversos cursos da ENAMAT (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho) e em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente, é Presidente do TRT24 no biênio 2021/2022.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.