Procon de MS atende em horário especial este fim de ano

Interessados em ter acesso ao ranking de reclamações devem acessar o site oficial

  • Assessoria

Com o intuito de atender melhor a população, o Procon está com  um horário de funcionamento diferenciado neste fim de ano. Desde a semana passada o órgão atende em esquema de plantão. Durante esta semana o atendimento será ainda mais extenso. Esta semana o Procon está atendendo até as 22 horas. Já no dia 24, véspera de Natal, a instituição funcionará até às 20 horas; e na véspera do ano novo (31) até às 18 horas.

O superintendente do órgão, Alexandre Rezende, explica que devido ao aumento das compras de fim de ano, também podem aumentar as reclamações e orienta ao consumidor ter alguns cuidados na hora que for realizar a aquisição. “É bom estar atento, pois nem todas as promoções representam ganho de custo e benefício para o consumidor. A principal regra é o bom senso. Prefira o pagamento à vista, mas, em caso de compras a prazo, faça um amplo levantamento de preços e juros para evitar gastos desnecessários. Exija sempre a nota fiscal, tíquete do caixa, recibo ou equivalente. É um direito seu e um dever do fornecedor”, orienta o superintendente.

Ele ressalta ainda que existem muitas dúvidas sobre troca de produtos e a principal reclamação é sobre a diferenciação na hora de pagar em dinheiro ou cartão. “Não é permitida a cobrança de forma diferenciada, com valores distintos, para quem paga com dinheiro, cartão de débito e crédito para o vencimento. O valor deve ser sempre o mesmo, já em relação às trocas, se o produto não estiver com defeito o comerciante não tem obrigação de trocar o produto, por isso o consumidor deve deixar acordada a possível troca”, alerta.

Os interessados em ter acesso ao ranking de reclamações devem acessar o site oficial e para reclamações devem comparecer na sede da instituição que está localizada na rua Treze de Junho, 930, Centro, ou por meio do 151.