Procon Estadual alerta consumidores a terem cuidado ao pagarem contas que contenham QR Code

  • Assessoria/ProconMS
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/ProconMS
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/ProconMS

Estelionatários e outras pessoas desonestas estão se especializando e se aperfeiçoando na aplicação de  fraudes causando prejuízos aos consumidores quando do pagamento de  boletos ou faturas.

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS tem recebido denúncias de elevado número de falsificações de  faturas de concessionárias com a substituição do QR Code, inserido no documento como forma de facilitar o pagamento, principalmente utilizando Pix para quitação.

Consumidores têm procurado o órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast dando conta de que os bandidos  substituem a fatura  colocada nas caixas de correspondência com a aplicação de QR Code e direcionado a outra  conta que não a da concessionária e, com isso, o consumidor acredita ter pago pelo consumo quando, na realidade, encaminhou o valor para pessoas que nada têm a ver com o destinatário real do pagamento e, com isso, termina por ficar no prejuízo correndo o risco de ter o fornecimento do serviço suspenso.

Diante disso o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, orienta as pessoas a terem o máximo de atenção quando forem realizar pagamento utilizando o Pix. “Antes de concluir a operação, verifique qual o destinatário daquela transferência. É a forma de não correr risco de prejuízos”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.