Procon Estadual orienta profissionais a realizar recall de equipamentos

  • Assessoria/ProconMS
Foto: Divulgação/ProconMS
Foto: Divulgação/ProconMS

A possibilidade de danos durante uso tem suscitado preocupação e fabricantes e distribuidores de equipamentos, tanto componentes de veículos automotores quanto instrumentos de trabalho. E, com isso, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast vem divulgando, a pedido dos responsáveis, campanhas de chamamento para recall.

A mais recente recebida pelo Procon Estadual diz respeito a serras utilizados na fabricação de esquadrias metálicas, notadamente aquelas com dez anos ou mais de uso, da marca Festool, modelos kapex Ks 88 e kapex  Ks 120 fabricados no período de 2 007 a 2 0010, cujo fornecedor é a  empresa Festool GmbH.

De acordo com o fornecedor - embora não tenha recebido nenhum comunicado, oficialmente -  foram identificados, em casos isolados, fortes indícios de que as referidas serras, agora com dez anos ou mais de fabricação, representam  algum risco à segurança de quem as manuseia em função da possibilidade de  superaquecimento e início de combustão,  se incendiando em alguns casos, enquanto permaneciam ligadas à rede elétrica.

Devido a  essa preocupação e visando evitar que possam ocorrer  circunstâncias  desfavoráveis, o fornecedor alerta àqueles que se utilizam de seus equipamentos que mantenham cuidados  ao fazer uso pois, mesmo que em pequena proporção, podem ocorrer superaquecimento e, em caso de incêndio, se propagar para outros equipamentos evidenciando a possibilidade de lesão a integridade física, inclusive com risco de morte.

As pessoas que estiverem inclusas nas possiblidades elencadas pela Fastool e se interessarem em acompanhamento das possibilidades de ocorrerem problemas, podem entrar em contato por meio do portal de recall do Ministério da Justiça e Segurança Pública (justiça.gov.b/recall) ou do telefone (61)2025 3710.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.