Procon Estadual, por meio do Nupaces, encaminha renegociação de dividas em bloco

  • Assessoria/ProconMS
Foto: Divulgação/ProconMS
Foto: Divulgação/ProconMS

Consumidores com registros de endividamento ou superendividamento têm possibilidade de renegociação de seus débitos em bloco, ou seja, em uma mesma audiência e, com isso,  economizar tempo diminuindo a burocracia necessária ao encaminhamento de soluções. Em função desse  detalhe, o Procon Estadual é considerado destaque nacional na elucidação desse tipo de problema.

Para tratar dessas  questões com orientações, distribuição de cartilhas e  planilhas contendo passo a passo para  chegar a organização de gastos, o Procon Estadual conta, desde agosto do ano passado (2 020), com o Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado e Superendividado – Nupaces, regulamentado pela  Resolução Normativa Sedhast número 272, publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 02 de julho 2 021.

No período de atuação o núcleo já atendeu 1.879 consumidores com acompanhamento a  178 endividados e abertura de 27 processos de  renegociação em bloco de dívidas, tendo encerrado cinco destes com acordos em audiências e quatro sem acordo. Houve, ainda o encerramento de cinco processos a pedido do consumidor que, após orientação do Nupaces chegaram a acordo mesmo antes da realização de audiências.

Por não se enquadrar no perfil do núcleo, houve o encerramento de um processo e por falta de documentos necessários, dois foram encerrados. Na pauta de audiências para  data próxima se encontram três processos e sete  ainda  se encontram em andamento no aguardo de documentos e planos de pagamento pelos consumidores.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.