Procon Estadual recebe elevado número de reclamações, apesar da pandemia

  • Assessoria/ProconMS
Foto: Divulgação/ProconMS
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O desrespeito aos direitos do consumidor continuam em alta e a quantidade de  reclamações e denúncias juto à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão da  Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e  Trabalho – Sedhast aumentam a cada dia.

Para se ter ideia, somente nos primeiros 18 dias do ano em curso, mesmo com redução do número de atendimentos imposta pela pandemia, foram realizados 462 pedidos de providências por cidadãos que se  sentiram prejudicados em relação a prestação de serviços, cobranças indevidas ou vendas  casadas, tanto por empresas comerciais como por  concessionárias de serviços públicos, transporte aéreo, organizações de ensino ou operadoras de telefonia.

No total foram 17 empresas denunciadas. Destas  as  com maior incidência de reclamações foram a Energisa M.S. – Distribuidora de Energia S.A. com 89 ocorrências,  Claro S/A com 82,  Águas Guariroba com 63 e Brasil Telecom Celular com 45. Além disso foram realizadas  54 orientações por meio do telefone 151.

Todo consumidor que se  sentir prejudicado deve se encaminhar ao Procon Estadual e, para isso, dispõe de  vários meios. Encontram-se a disposição os telefones 151 e (67) 3317 9800, o wattsapp (67) 9  9158 0888 e, como parte do site procon.ms.gov.br, os dispositivos Fale conosco e Faça aqui sua reclamação. O consumidor pode, também, procurar atendimento presencialmente. Vale ressaltar que esse tipo de ação  está restrita a 20 consumidores pela manhã e 20 à tarde, em função da pandemia.

Nota | Energisa

A Energisa informa que o ranking do Procon considera em seu número, além das reclamações, os atendimentos e orientações realizadas ao cliente. O ranking apresenta ainda um elevado número de reclamações improcedentes que somam 96% do total de atendimentos.

Ajustando o número no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), base dados que é utilizada pelo próprio Procon, o número correto seria:

*Janeiro de 2021 - de 01 até 20/01*

(+) Número Considerado no Ranking pelo PROCON - 90

(-) Atendimentos e Orientações (Não são reclamações) - 60

(-) Reclamações Improcedentes e arquivadas (Foram todas respondidas e não existia procedência) - 58

A distribuidora reforça ainda que o ranking em número absoluto não representa a eficiência das empresas, pois empresas que tem poucos clientes são comparadas a empresas que atendem milhões de clientes, como é o caso da Energisa. Se considerarmos, portanto, os ajustes citados acima, a posição da empresa no ranking seria substancialmente alterada.

* Matéria atualizada dia 21/01/2021 às 9h48 para acréscimo de nota da Energisa


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