Procon Estadual recebe novas solicitações e convoca proprietários par recall de veículos

  • Assessoria/ProconMS
Foto: Divulgação/ProconMS
Foto: Divulgação/ProconMS

Em continuidade ao atendimento de solicitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de  Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast divulga novas  convocações para recall de  veículos  de diversas marcas por apresentarem inconformidades na fabricação podendo causar danos a condutores e ocupantes.

Na lista mais recente constam, por exemplo, 40.240 unidades  dos veículos da marca Mercedes Benz modelo Sprinter (Van, chassi e furgão) fabricados entre os anos  2 011 e 2 017 que apresentam possibilidade do inflador dos airbags sofrer alterações químicas causando aumento de pressão interna e gerando desprendimento de fragmentos devido a exposição por longo tempo a alta temperatura e umidade e, com isso,  causando risco de danos aos ocupantes.

Do mesmo fabricantes os veículos A 250 fabricados em setembro de  2 019 apresenta problema na mangueira de drenagem doar condicionado o que ocasiona escape de água no piso interno,  podendo causar mau funcionamento e curto-circuito em componentes elétricos prejudicando a dirigibilidade e risco de acidentes. Do modelo AMG e 63 S 4Amatic e  AMG GT 63 S 4Amatic+ foi constatada irregularidade na fixação do conector alimentador do motor de partida podendo atritar-se indevidamente com a carcaça. O risco é ocorrer incêndio com possibilidade de  danos às pessoas que que estiverem no veículo.

A montadora CAOA também alerta para ocorrências me seus carros Subaru XV ano e modelo 2 019/2 019 e Forester ano e modelo 2 019/2 020 que saiu de linha de montagem com energização excessiva das bobinas de ignição mesmo com o motor do veículo desligado tendo superaquecimento como resultado com possibilidade de curto-circuito na bobina ou falhas no funcionamento do motor.

Também da CAOA, a New Tucson 1.6l turbo GDI ano e modelo 2 016 a 2 021, necessita da substituição do fusível no sistema de freios ABS uma vez que, não ocorrendo, poderá comprometer o funcionamento e levar a um curto-circuito interno no módulo de freios com possibilidade de  incêndio e de causar lesões graves e até fatais nos ocupantes. De acordo com  o que foi liberado, 16 726 veículos apresentam a inconformidade.

Em relação à Yamaha Motor da Amazônia ocorreram irregularidades tanto em motocicletas como em veículos aquáticos. As motos foram XT 1200Z fabricadas no período de  2 015 a 2 021 e Tracer 900GT de  2 020 a 2 021 que demonstraram problema de fabricação no interruptor do freio dianteiro aumentando a sua resistência e mantendo a luz de freio acesa por tempo superior ao necessário e, assim, confundindo condutores de veículos que trafegam  logo atrás. No total são 2 598 unidades.

Nos veículos aquáticos  a inconformidade  diz respeito ao VX Cruiser HO,GP 1800R e GP 1 800R SVHO com problema no interruptor conjunto podendo causar oxidação dos terminais internos devido a entrada de água no componente, podendo ocorrer o desligamento repentino com a perda  da direção ou efeito contrário com acontecendo do motor permanecer ligado e se deslocando em  baixa velocidade.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.