Projeto Desapega do TJMS recolheu 14.600 unidades de materiais

Seguindo a promoção dos instrumentos formadores da Agenda 2030-ONU, o TJMS realizou a campanha “Desapega – Deixe espaço para o essencial”, uma parceria do Núcleo Socioambiental com a Secretaria de Bens e Serviços, que realizou um trabalho minucioso no período de 18 de novembro a 12 de dezembro, recolhendo 14.600 unidades entre material de expediente e permanente de uso diverso.
Os materiais foram recolhidos na Secretaria do Tribunal, Nupemec, Ejud, Gabinete dos Desembargadores, Fórum de Campo Grande e Cijus. Foram entregues desde armários, baterias, estantes, telefones, câmeras digitais, a lápis e apontadores, chamando atenção a devolução de 50 caixas de envelopes convites, 63 perfuradores, 116 grampeadores, dentre outros.
O equilíbrio e a efetividade na promoção dos instrumentos formadores da Agenda 2030-ONU passaram a ser, recentemente, uma das Metas Nacionais do Poder Judiciário. Todavia, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul fomenta há alguns anos várias ações arraigadas de elementos sociais, ambientais, econômicos, bem como a compreensão da necessidade de se adotar novos padrões de consumo.
Segundo a gestora Socioambiental do TJMS, Tatiana Barbosa Rodrigues, todo material recebido será avaliado, considerando a possibilidade de manutenção, reaproveitamento, reciclagem e, em última alternativa, o descarte ambientalmente adequado. A gestora adiantou que no próximo ano o projeto será estendido às comarcas restantes do Estado de MS, com o objetivo de recolhermos tudo aquilo que está sem uso ou subutilizado.
“Esta campanha sugere que o corpo funcional do PJMS deva trabalhar apenas com o material necessário para a correta execução de suas atividades, conscientizando a todos de que pretendemos almejar a materialização do ponto de equilíbrio, onde devemos consumir apenas o que realmente iremos utilizar”, finalizou Tatiana Rodrigues.