Raio mata 23 cabeças de gado em fazenda e prejuízo ultrapassa R$ 50 mil

  • Campo Grande News
No total, 23 vacas morreram atingidas por raio (Terezinha Rodrigues/Facebook)
No total, 23 vacas morreram atingidas por raio (Terezinha Rodrigues/Facebook)

A queda de um raio matou 23 cabeças de gado na Fazenda Lagoa Dourada, localizada a 80 quilômetros de Paraíso das Águas. O incidente ocorreu na manhã do último domingo (4) e o prejuízo estimado é de R$ 50 mil.

Funcionária da fazenda há 9 anos, Terezinha Rodrigues da Silva, 46 anos, conta que os animais estavam no pasto, próximo da cerca de arame, quando foram atingidos. “Todo ano morre animal atingido por raio, mas não com essa quantidade”, reclama.

Segundo Terezinha, as vacas eram da raça nelore e algumas estavam prenhas. "O período com maior incidência de raios é no verão, nesta época todo cuidado é pouco", diz.

Conforme levantamento do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nos últimos três meses caíram 439.978 raios no Estado e 11.209 descargas elétricas em Campo Grande, que aparece em 5º lugar no ranking estadual com 13,45 raios por quilômetro quadrado.

Em 1º lugar está a cidade de Porto Murtinho com 14,45 raios por quilômetro quadrado, em seguida vem Nova Alvorada do Sul, em 3º Caracol e 4º lugar, está o município de Amambai.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.