TJMS destina novo lote de celulares apreendidos a escolas públicas estaduais

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

Um novo lote de 246 celulares apreendidos das unidades penais de regime semiaberto e aberto de Campo Grande foi doado para estudantes mais vulneráveis de um grupo de sete escolas reformadas pelo projeto da 2a Vara de Execução Penal de Campo Grande (2a VEP), o "Revitalizando a Educação com Liberdade".

A formalização da doação foi realizada nesta quarta-feira (27), na sede da Recic.Le, associação de reciclagem de eletro-eletrônicos, parceira da 2a VEP, e que recebeu os equipamentos apreendidos, preparando-os para reaproveitamento pelos alunos, muitos deles seminovos e de marcas conceituadas no mercado eletroeletrônico.

Os diretores das escolas Delmira Ramos dos Santos, Flavina Maria da Silva e padre Mário Blandino  receberam as doações diretamente das mãos do juiz Albino Coimbra Neto, titular da vara. As demais escolas que não puderam estar presentes receberão posteriormente, de acordo com a avaliação obtida por auto de constatação da conservação, que foi aferida por oficial de justiça.

De acordo com o juiz Albino Coimbra Neto, a pandemia, às vezes, provoca mudanças interessantes. "Há bastante tempo já ocorrem as apreeensões de celulares em presídios e nunca se deu uma destinação a eles, os quais eram destruídos. E não preciso dizer a importância dessa doação para as escolas públicas, pois muito aluno nessa pandemia não tinha nenhum acesso à internet. Então, a partir do trabalho da reciclagem, essa doação dos celulares pode ser viabilizada e precisamos construir uma forma de continuarmos com isso".

Embora as aulas presenciais tenham retornado na rede estadual de ensino, os próprios diretores presentes no ato esclareceram ao juiz que para o ano de 2022 já existe previsão de disciplinas do novo ensino médio que serão ofertadas de forma híbrida, ou seja, parte das aulas presencias e parte de forma remota - isso sem mencionar os estudantes que não dispõem de aparelho celular para aprimorar seus estudos e realizar trabalhos de pesquisa pela internet.

Na visita à associação de reciclagem, o juiz Albino Coimbra Neto destacou a parceira com a entidade. "Visualizo aqui uma situação rara, pois a instituição recebe o condenado privativo de liberdade, empregando hoje um grupo de sete reeducandas e propondo, inclusive, futuras contratações daquelas que já se destacaram, quando estiverem no regime aberto ou em livramento condicional. Além disso, a instituição recebe as duas modalidades de pena alternativa: o prestador de serviço, e o recepciona de forma adequada, destinando-o para funções úteis à associação, e utiliza os recursos das penas pecuniárias para criar soluções mais produtivas na rotina de trabalho. Tudo isso aliado a esta novidade da reparação de celulares apreendidos, além de todos os benefícios gerados para a preservação do meio ambiente", finalizou.

Saiba Mais – A partir da iniciativa proposta pelo Ministério Público Estadual foi firmada parceira entre o Tribunal de Justiça de MS, por meio da 2a Vara de Execução Penal, e a Recic.Le, tornando possível o reparo dos aparelhos. A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) atua na triagem e identificação dos equipamentos.

As escolas com melhor pontuação nas avaliações de conservação estão recebendo um total de 38 aparelhos e as demais, 33. Para definir a quantidade e quais instituições seriam contempladas, o juiz também considerou a localização em regiões mais periféricas da cidade e familiares de menor poder aquisitivo. A primeira colocada em conservação, pós reforma do "Revitalizando a Educação com Liberdade", foi a escola Emygdio Campos Widal.

O primeiro lote, com 148 equipamentos, foi doado em 31 de maio deste ano e contemplou outras quatro escolas reformadas por presos pelo projeto da 2a VEP. Na ocasião, houve a destruição de 144 equipamentos classificados como inservíveis. Além disso, já está em andamento um novo lote de celulares, com mais de 100 aparelhos apreendidos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.