UEMS abre Inscrições para 11 cursos através do Parfor

  • Assessoria

No período de 05 de novembro de 2013 a 13 de janeiro de 2014 estão abertas as pré-inscrições para os cursos ofertados pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). As pré-inscrições podem ser realizadas através da Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br). Todos os cursos, que terão início no segundo semestre de 2014, serão presenciais, realizados aos finais de semana.

A previsão é que, em Mato Grosso do Sul, a UEMS ofereça um total 420 vagas, distribuídas entre as cidades de Campo Grande (Física, Química e Ciências Sociais); Coxim (Matemática, Pedagogia e Informática); Glória de Dourados (Pedagogia); Jardim (Matemática); Naviraí (História e Matemática) e Nova Andradina (Informática). Em relação à oferta de 2013 a UEMS ampliou, para o próximo ano, o número de cursos ofertados de 6 para 11. Todos os cursos são oferecidos na modalidade de segunda licenciatura, exceto Pedagogia em Coxim que será na modalidade de primeira licenciatura. Segundo o coordenador do Programa na UEMS, Rony Gonçalves de Oliveira, cada curso contará com 40 vagas, com a exceção de Informática em Nova Andradina e Coxim que terão 30.

De acordo com o coordenador do Programa, “cabe lembrar que, como o Parfor é um programa no qual os cursos são ofertados sob demanda, a implantação das turmas só é concretizada mediante número mínimo de candidatos validados”, destaca. A comunicação da UEMS com os candidatos selecionados será feita via site da UEMS e no e-mail que o próprio candidato cadastrou na Plataforma.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou nos telefones (67) 3902-2696 e (67) 3902-2513, com os professores Rony Gonçalves de Oliveira e Emerson Canato Vieira, Chefe do Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas ? NUCET/UEMS.

Sobre o Programa

O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo principal é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica a formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional e promover a melhoria da qualidade da educação básica. Para isso, são ofertados cursos de Primeira Licenciatura, Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica.

Os cursos de Primeira Licenciatura são voltados para professores em exercício que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo atuem em área distinta da sua formação inicial. Os cursos de Segunda Licenciatura são destinados a professores em exercício na rede pública, há pelo menos três anos, e que atualmente atuem em área distinta da sua formação inicial. Os cursos de Formação Pedagógica são destinados a professores graduados, mas não licenciados.