Universidades do MS tem desempenho regular na avaliação do Enade

Os conceitos utilizados pelo MEC variam de ‘1’ a ‘5’, ou seja, quanto mais alta a nota, melhor será a classificação do centro de ensino, be

  • Redação

As universidades públicas do Mato Grosso do Sul obtiveram resultados satisfatórios no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em 2011. Os dados foram apresentados na última quinta-feira (6)pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante.

Boa parte dos 83 cursos oferecidos no Estado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atingiram nota 3 ou 4; desempenho considerado com base nos critérios adotados pelo Ministério da Educação (MEC).

Os conceitos utilizados pelo MEC variam de ‘1’ a ‘5’, ou seja, quanto mais alta a nota, melhor será a classificação do centro de ensino, bem como sua credibilidade. Conceitos abaixo de ‘3’ são considerados insuficientes; quatro casos foram registrados.

Os cursos de matemática (licenciatura) e letras (licenciatura) da Uems, em Dourados, e engenharia elétrica e música (licenciatura) da UFMS, em Campo Grande, tiveram nota ‘2'; abaixo do recomendado. O curso geografia (bacharelado) da UFMS de Três Lagoas obteve nota máxima, ‘5’. A UFGD se manteve na média.
Em todo Brasil foram avaliados 8.665 cursos de 1.387 instituições de ensino. Para dar o resultado final dos indicadores de qualidade de ensino, o MEC leva em consideração conceitos como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).