Vereador mais jovem do Mato Grosso do Sul é de Nioaque

Ronald Andréa completou 18 anos em abril. Ele foi eleito vereador na sétima colocação, com 275 votos

  • Alexandre Duarte

Com 18 anos, seis meses e 15 dias, Ronald da Silva Andréa (PT), nascido em 08 de abril de 1994, é o vereador mais jovem de Mato Grosso do Sul. Foi eleito em Nioaque-MS, com 275 votos, o que lhe conferiu a sétima colocação, de um total de nove vagas. Ele relata que durante a campanha enfrentou muito preconceito em face da pouca idade, mas com o apurar das urnas, ficou comprovado que o eleitorado do município estava aberto para novas ideologias.

O jovem vereador disse que já tem a política correndo nas veias. O pai, Ronaldo de Andreá, já foi vereador em Nioaque em quatro oportunidades e atualmente é presidente da Câmara Municipal, mas por questões internas em seu partido não se lançou candidato no último pleito. Além disso, o novo vereador contará com a companhia do tio, Orivaldo de Andreá (PR), que também se elegeu, em oitavo lugar com 268 votos.

Ronald contou à reportagem da 94fm que enfrentou o preconceito pela pouca idade desde o início, quando teve que superar a rejeição do próprio partido. “Os próprios colegas de partido não queriam aceitar a minha candidatura, me achavam muito novo e não me levavam a sério, tive que recorrer para a sede da sigla em Campo Grande. Só assim consegui registrar minha candidatura”, conta.

Quando decidiu sair candidato, por sugestão do pai, Ronald estava morando em Campo Grande, onde cursava a faculdade de agronomia. Para ele foi uma decisão difícil abandonar o curso, mas que valeu a pena ter se arriscado. “Não tomei a decisão sozinho, tudo foi de comum acordo com meus pais, que me apoiaram e foram muito importantes na minha conquista. Sobre a faculdade, ainda é um sonho meu que vou realizar assim que possível”, respondeu.

Ele explica que a experiência do pai foi fundamental durante a campanha, e que sem essa “assessoria paterna” não teria chegado onde chegou. A mãe, a professora Vilma Carla da Silva, também acompanhou o filho durante as longas caminhadas em busca de votos, e sua presença foi muito importante para que o jovem mantivesse a calma e o foco.

Projetos

O vereador eleito explica que uma das bandeiras que irá levantar durante o seu mandato é a da educação. Ronald relatou que é lamentável o fato de muitos jovens de baixa renda não conseguirem o acesso ao ensino superior, assim, este será um dos seus desafios. “Quero buscar apoio para os jovens que estudam fora, como ajuda de custo no transporte e até bolsas de estudo”, disse.

Futuro político

Ronald quer primeiramente fazer um bom mandato como vereador, para futuramente pensar em algo maior. Além disso, juntamente com o tio, quer trabalhar para garantir a candidatura de seu pai a prefeito nas próximas eleições, em 2016.