Barbearia entra na onda dos comerciais de cerveja e gera polêmica no Facebook

A postagem incomodou muita gente e o debate foi longo

  • Midiamax
Barbearia entra na onda dos comerciais de cerveja e gera polêmica no Facebook

A polêmica foi instantânea. Bastou a publicação da nova campanha de publicidade da barbearia "A Banca" para que os comentários, posts e textões brotassem na timeline alheia. O motivo: o incentivo à infidelidade masculina. Sim, isso mesmo. Para quem acompanhou a arena de debate em que se tornou o campo de comentários da postagem, fica claro que a objetificação da mulher passa longe de ser o principal problema, pasmem.

“Meu noivo que não vai aparecer aí pra fazer barba!”, criticou uma seguidora que logo foi “tranquilizada” pelos administradores da página: “essa foto é apenas um marketing para divulgação de nossa empresa, não tem mulheres no local, a barbearia é única e exclusiva para homens. As fotos foram feitas fora do nosso horário de expediente”, foi escrito como quem garante que mulheres, essas “tentadoras criaturas”, não pisam por lá.

A modelo das fotos saiu em defesa da barbearia acusada de machismo. “Gente eu estou pasma lendo os comentários na página da A Banca, foi só um ensaio, eu não trabalho lá, não se preocupem que quando os seus maridos, namorados,ficantes irem lá eu não estarei na porta recepcionando. A ideia desses meninos foi brilhante,genial”, comentou em seu perfil no Facebook.

A postagem da barbearia e os discursos usados em sua defesa, e principalmente a conduta dos administradores que teriam apagado comentários de algumas mulheres, irritou muita gente. “Eles precisam entender que ninguém aqui está preocupado com quem vai fazer a barba deles”, disse a estudante Camila Nantes ao explicar que o problema do post é objetificação da modelo e não a possibilidade dela estar lá para incentivar a “pulada de cerca de maridos e namorados alheios”.

“O pior é ver o comentário das mulheres (também machistas) julgando a mulher que na foto foi objetificada. Se fosse ela a barbeira a propaganda estaria ok, e seu marido/namorado/parceiro poderia sim ir até o local para fazer a barba porque a modelo em questão não estaria lá para atiçar sexualmente o seu parceiro. Enfim. Tá tudo errado”, comentou Thaís Pimenta. Para ela, a postagem objetificadora e o fato de considerarem errado uma mulher bonita estar no local, só expõem aquilo que estamos cansadas de saber que existe: o machismo. “Para os homens é objeto, para as mulheres ameaça. Está tudo errado”, disse.

Houve quem considerasse tudo como um agrande exagero, como explica Anita Cercarioli. “Quando vi o marketing, achei super criativo e adorei, pois realmente, os serviços da barbearia são ótimos. Eu adorei, e claro sei que é um marketing, e se não fosse, seria a forma deles atrairem clientes, não me importaria, pois confio na pessoa que tenho ao meu lado”, disse.

Até o fechamento desta matéria o proprietário da barbearia não atendeu aos telefonemas da reportagem. No entanto, usou seu perfil no facebook para se defender das acusações de machista. “Em nenhum momento fui machista, foi apenas uma forma de divulgar e chamar atenção de todos os homens, como eu poderia ter feito com uma moto, carro, ou qualquer outro método em uma publicidade”, publicou ao chamar de mimimi a queixa das mulheres.   

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