Biblioteca de Bush divulga emails da Casa Branca no 11 de Setembro

  • Ansa
Vice-presidente Dick Cheney se senta com o pé na mesa enquanto vê os desdobramentos pela TV (US National Archives)
Vice-presidente Dick Cheney se senta com o pé na mesa enquanto vê os desdobramentos pela TV (US National Archives)

A biblioteca presidencial do ex-presidente George W. Bush divulgou uma série de emails enviados para e por sua equipe em 11 de setembro de 2001, em meio aos atentados contra as Torres Gêmeas, em Nova York, e o Pentágono, em Washington.

Publicadas pelo jornal "The New York Times", as mensagens evidenciam o terror e a ânsia provocados na Casa Branca pelos ataques. "Coloque na CNN", escreveu para colegas Tucker Eskew, na época diretor da sala de imprensa da Presidência.

"Hoje é Pearl Harbor", disse o escritor conservador David Horowitz em um email enviado a Mary Matalin, conselheira do então vice-presidente Dick Cheney.

Os ataques

Na manhã de 11 de setembro de 2001, dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC), em Nova York. Em seguida, uma terceira aeronave de passageiros foi derrubada sobre o Pentágono, nos arredores de Washington.

Além disso, um quarto avião caiu em uma área aberta na Pensilvânia, após seus ocupantes terem desafiado os sequestradores. Ele teria como alvo a Casa Branca. A série de atentados provocou quase 3 mil mortes e deixou um trauma no inconsciente coletivo dos Estados Unidos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.