Campo de batalha para treinamento da Primeira Guerra Mundial é achado na Inglaterra

  • AFP

Um campo de batalha com trincheiras, que serviu de área de treinamento para as tropas britânicas que lutaram na Primeira Guerra Mundial, foi descoberto no sul da Inglaterra, anunciaram as autoridades na sexta-feira (7).

O campo localizado em terrenos do ministério da Defesa em Gosport, perto de Portsmouth, tem sido há anos uma área para exercícios militares, mas até o momento não se sabia que o local havia sido escavado para recriar as condições dos campos de batalha sangrentos do norte da França.

Um funcionário do local, Rob Harper, investigava um aeródromo nas proximidades quando se deparou com uma fotografia aérea de 1951, na qual é possível ver duas trincheiras, uma de frente para a outra, separadas pela terra de ninguém, como no campo batalha.

"Eu não pude acreditar, porque em um dos cantos do plano é possível ver o sistema clássico de trincheiras da Primeira Guerra Mundial, é bastante surpreendente, porque estamos falando de uma área de 500 metros por 500 metros", explicou Harper.

David Hopkins, um arqueólogo do conselho do condado de Hampshire, que estuda o local com o ministério da Defesa, disse que não há registro oficial das trincheiras em questão.

"Sabíamos que havia tropas na base vizinha de Browndown, mas não há nenhum registro oficial das trincheiras de treinamento encontradas", assegurou.

De acordo com a instituição que cuida do Patrimônio Inglês, há 14 campos de trincheiras para treinamento no Reino Unido.