Cantora Giani Torres lança seu primeiro disco no próximo sábado, em Dourados

Lançamento será no Teatro Municipal de Dourados, às 20h30 e contará com a participação especial de outros artistas locais da MPB

  • Alexandre Duarte

No próximo sábado (24), a cantora douradense Giani Torres, realiza um antigo sonho e lança no Teatro Municipal de Dourados o seu primeiro disco solo ‘Pra falar de coisas simples’. O evento terá início às 20h30 e contará com a participação especial de outros artistas locais da MPB, como Alice Fernandes, Márcio de Camilo e Jean Stringheta.

Giani Torres tem 41 anos, nasceu no município de Ivinhema, mora em Dourados há 15 anos, é advogada, funcionária pública, casada e mãe de dois filhos. Ela se dedica à música desde a infância, quando começou a cantar no coral da igreja. A cantora contou com exclusividade, em entrevista à 94fm Dourados, todos os desafios que passou para materializar o projeto.

O disco

Com 11 faixas de composições próprias, ‘Pra falar de coisas simples’ é a síntese dos conceitos e preferências musicais de Giani Torres. A cantora não mediu esforços e apesar de não estar nos grandes centros, produziu um álbum digno dos maiores nomes da música popular brasileira.

Giani conta que desde quando teve a idéia de gravar o disco com as suas composições, sabia que um elemento era essencial para garantir um bom produto final, o produtor musical. “Essa foi a primeira questão que resolvi. Felizmente consegui com que o Adriano Magu, que já produziu diversos discos para cantores renomados, como Zeca Baleiro, embarcasse comigo neste sonho. Sem a experiência dele eu não teria conseguido atingir todos os objetivos”, complementou.

A cantora relatou também que é um enorme desafio se lançar na MPB em um estado onde a preferência é o sertanejo, mas de qualquer forma, ela acredita que há no sul-mato-grossense um público fiel e cativo para outros estilos musicais. “Apesar de estar realizando o lançamento em Dourados somente no próximo sábado, o disco já foi apresentado em Campo Grande, em um evento no Palácio da Cultura, como também no Festival de Inverno de Bonito e em Corumbá. Tenho a consciência de que o público para o estilo de música que faço é pequeno, principalmente em Dourados, mas tenho me surpreendido com a boa aceitação”, explicou.

O maior desafio para a produção de um disco independente, segundo Giani, é o fator financeiro. Ela explica que existem poucos incentivos locais para a área de cultura. “A atual administração municipal não tem a cultura como prioridade, o que resulta na falta de recursos para fomentar a área, por isso eu sempre digo que é meu emprego que me financia. Infelizmente as políticas públicas para essa área, de modo geral, são raras e mal elaboradas. Por isso o maior desafio, o maior entrave para o artista independente é o dinheiro. O meu disco custou R$ 28 mil reais, dos quais, apenas R$ 12 mil foram oriundos de políticas de incentivo, restante eu tive que completar do meu próprio bolso”, reclamou.

Giani e a Música

Quando perguntada sobre o tamanho da importância da música em sua vida, a cantora foi enfática ao responder: “A música é a minha companheira e a minha mais remota lembrança. Penso que artista não tem vontade própria, pois é um escravo da arte”, respondeu emocionada.

Ela já recebeu diversas premiações em festivais de música, como em 2010, no ‘Sesi Música’, onde ganhou o prêmio de ‘Melhor Música Inédita’. “Foi à partir desse festival que tive a consciência de que era a hora, de que eu estava pronta. Então comecei a batalhar a fim de conseguir lançar o meu primeiro disco”, complementou.

Giani explica que é uma apaixonada pela música brasileira, e não discrimina nenhum dos estilos, tem como referências artistas como Djavan e principalmente o seu maior ídolo, Paulinho da Viola.

Outra reivindicação da cantora, é com relação a falta de espaço para a música popular brasileira na mídia douradense. “Infelizmente meu estilo tem pouco espaço na mídia. Se eu ouvir uma música minha tocando numa rádio de Dourados, eu vou ter um treco”, brincou a cantora.

Apesar da falta de incentivos públicos, a cantora agradeça a colaboração dos empresários locais, como: Hotel Bahamas; Diário MS; O Progresso; Kikão; Regina Hamoud; Engepar; Canal Boa Vida e Beta Vídeo.

Mais informações através dos telefones 8401-6305 e 3427-0067, ou pelo e-mail [email protected].

- Veja o vídeo do dueto de Giani Torres com Zeca Baleiro: