Carreta do Hospital do Câncer de Barretos chega a Dourados

  • Redação/Assessoria
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos chegou a Dourados (A.Frota)
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos chegou a Dourados (A.Frota)

A unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos iniciou as atividades em Dourados na manhã desta segunda-feira (11). O veículo que tem equipamentos e profissionais capacitados realiza exames de mamografia e preventivo contra o câncer de colo do útero (Papanicolau), tendo o apoio da prefeitura.

A equipe vai atender das 7h às 17h até quinta-feira (14) na praça Antônio João e depois segue para o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão” que é sede da Caravana, onde atenderá no mesmo horário de sexta-feira (15) a domingo (17). Não há intervalo para almoço, as ações são ininterruptas.

No caso das mamografias feitas através da unidade móvel, estas já estão agendadas com as pacientes através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a fila do SUS (Sistema Único de Saúde). Dessa forma, a mulher a partir dos 40 anos de idade que não teve o agendamento, mas deseja fazer o exame deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

Já com relação aos exames preventivos de câncer do colo do útero, é demanda livre, ou seja, basta a mulher acima dos 25 anos de idade ir até a unidade móvel portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Serão realizados 30 papanicolau por dia.

“Esse trabalho é feito tanto para ajudar a agilizar a fila de espera por exames, quanto para contribuir com a prevenção. Muitas pessoas de Dourados fazem tratamento no Hospital do Câncer de Barretos e quanto mais cedo é diagnosticado o câncer, mais chances de cura existem”, explica Paula Leite Perrupato, coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados.

Além dos equipamentos para realização dos procedimentos, há equipe de cinco profissionais da saúde do Hospital que os realizam. São uma enfermeira padrão, duas técnicas em radiologia e duas técnicas de enfermagem.  Além disso, há servidores da Secretaria Municipal de Saúde no local para contribuir com as atividades e prestar apoio.

Segundo a coordenadora, além dessa ação está prevista outra vinda da unidade móvel do Hospital a Dourados. Essa deve acontecer no segundo semestre deste ano. “Nós fizemos a solicitação para a vinda da unidade e pedimos que fosse essa semana para somar com a Caravana. Mas, virá mais uma vez ainda este ano, para atender a demanda de Dourados que é grande”, esclarece.

As demais ações da Caravana da Saúde começam oficialmente na quinta-feira (14) e tem como base o “Jorjão”. O evento realizado pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Dourados. Serão feitas, pelo menos 1,5 mil cirurgias eletivas, mil tomografias, 2,6 mil ultrassonografias, 500 ressonâncias, 500 exames laboratoriais, entre muitas outras ações. Parte das atividades foi agendada através da fila do SUS. Mas, outros, são de livre demanda.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.