Depois de Dourados e Fátima do Sul, Carreta da Saúde chega ao distrito de Culturama

Sem hospital desde o ano 2000, Culturama é uma das localidades que mais sofre com a falta de atendimento médico

  • Alexandre Duarte

Após contemplar a população de Dourados e de Fátima do Sul, nesta quarta-feira (19), a Carreta da Saúde beneficia o distrito de Culturama. O veículo está estacionado desde as primeiras horas da manhã de hoje no pátio da Sub-Prefeitura, na Rua O Pioneiro.

O serviço é um enorme benefício para a localidade, que desde o ano 2000 não conta mais com hospital, restando apenas um posto de saúde. O veículo chegou aos municípios de Mato Grosso do Sul graças ao esforço do deputado federal Marçal Filho, que viabilizou a parceria entre o laboratório Novartis (proprietário da carreta), o estado e os municípios (que entram com a mão de obra).

“Inicialmente eu encaminhei a Carreta da Saúde para o município de Dourados, mas com a boa repercussão que o veículo teve na segunda maior cidade do estado, vários prefeitos de cidades da região me procuraram para viabilizar o serviço em seus municípios. Foi então que vimos a necessidade o serviço para Fátima do Sul, que agora também contempla o distrito de Culturama”, explicou.

Conforme informações da prefeitura de Fátima do Sul, no distrito estão sendo realizadas consultas com clínico geral, nutricionista, assim como aferição de pressão, exame de glicemia (que mede o nível de açúcar no sangue), prevenção do câncer de próstata, entre outros serviços.

*colaborou com a reportagem o estudante Vitor Duarte.