Deputado Marçal homenageia professores, administrativos e gestores da Educação

  • Redação 94 FM
Comenda foi criada pelo deputado Marçal para homenagear os educadores  - Foto: Wagner Guimarães/ALEMS
Comenda foi criada pelo deputado Marçal para homenagear os educadores - Foto: Wagner Guimarães/ALEMS

Educadores de Mato Grosso do Sul foram homenageados na noite desta terça-feira (19) com a Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra. Proposta pelo deputado Marçal Filho (PSDB), a honraria passa a ser entregue todos os anos aos profissionais educadores com atuação no setor público ou privado que tenham contribuído de maneira excepcional para o desenvolvimento da educação sul-mato-grossense.

A solenidade foi realizada de forma semipresencial no plenário da Assembleia Legislativa e contou com a participação dos homenageados, familiares e da secretária de Estado de educação Maria Cecilia Amendola da Motta, da secretária de Educação de Dourados, Ana Paula Benitez Fernandes, e do presidente da Fetems, Jaime Teixeira.

"Sou resultado da Educação. A origem humilde me revelou ainda criança que, de fato, a educação é um ato de amor. Não existe profissão mais sublime que a de educador, seja ele professor, diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional, supervisor de ensino e até mesmo dirigentes de ensino que se dedicam em manter acesa a chama do saber. Justamente por entender que entre todas as profissões a de educador é a mais nobre, apresentei a proposta de homenagear em vida aqueles profissionais que tanto contribuem para o desenvolvimento da educação em Mato Grosso do Sul", disse o deputado em discurso.

Maria Ildonei

Este é o primeiro ano de entrega da Comenda, que dá nome a uma educadora à frente do seu tempo, enobrecendo a sagrada arte de ensinar, virando referência para todo Mato Grosso do Sul como professora e defensora dos direitos das mulheres. Adriano, filho da professora Maria Ildonei, que morreu há três anos, lembrou das implacáveis lutas em defesa da educação, dos direitos das crianças e no enfrentamento à violência doméstica.

"Ela me ensinou lutando. Aos 8 anos de idade, estive com ela acampado em frente à governadoria, lutando pelos trabalhadores, naquela época os profissionais passavam necessidade por conta do desleixo do Estado para com a categoria. Travamos muitas batalhas contra os descasos do Estado e exigindo respeito aos educadores, que têm a função mais importante de todas, de ensinar. Ela lutou com bravura e coragem. Tenho orgulho de estar aqui pela minha mãe”, destacou Adriano Lima Pedra.

Maria Ildonei foi exaltada pelo presidente da Fetems, Jaime Teixeira. "Ela defendeu a educação pública do estado, defendeu as mulheres. E a gente sente neste mês de outubro, dos professores, o quanto faz falta. Essa Comenda vai eternizar o nome de Maria Ildonei no Estado, para que todos conheçam a história de luta da grande educadora que foi", destacou. A professora Deumeires de Morais, que foi homenageada, discursou em nome dos agraciados e parabenizou a iniciativa do deputado Marçal Filho em criar uma Comenda para homenagear os educadores e eternizar na memória a história de Maria Ildonei.

A secretária de estado de educação, Maria Cecília, também destacou a proposta da Comenda e disse que valorizar a educação é dar melhores condições de trabalho aos educadores, seja na estrutura física das escolas, como também na política de valorização dos profissionais. "É um conjunto de obras, só assim conseguiremos fazer a sociedade crescer. Parabéns aos homenageados, parabéns Marçal Filho pela brilhante ideia de valorizar os profissionais da educação", discursou.

Para o deputado, os educadores são verdadeiros heróis e feliz da nação que sabe reconhecer o valor do professor. “Gostaria de entregar a Comenda a cada educador do Estado, mas o seleto grupo que está recebendo, representa todos os abnegados que não medem esforços para que o ensino continue sendo a melhor ferramenta de construção e transformação da sociedade”, finalizou Marçal Filho.

Os homenageados da noite foram Ângela Aparecida Bernegozze Monteschio, Bertides Aguiar Ferreira, Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais, Diogo Ferreira de Moraes, Ivarlete Pinheiro Jean Sérgio Clavisso Fogaça, José Aparecido Ocanho Lino, José Vicente Tardivo, José Renivaldo Alencar, Marcos Gomes Vilani, Wilson Akira Tanizaki, Ramona de Lima Aquino, Rudnei Siqueira Bernardes, Nei Elias Coinhete, Idazima Alves de Oliveira, Reynaldo Abraão Camargo, Sandra Bernardes de Souza, Edna Pedrosa Batista, Marcia Regina do Nascimento, Arilda Castro dos Santos, Ayron Vinicius Pinheiro, Antonio José Gaspar Melin, Roberto Figueiredo, Audrey da Silva Milan Conti, Kely Pereira Nogueira, Dalvino da Cunha Silva e Daniela Meili Staut.

 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.