Descaso e desrespeito irritam usuários na Central de Atendimento do Cartão SUS; veja vídeo

  • Karina Veríssimo
Usuários denunciam descaso, desrespeito e humilhação (Thiago Wesley)
Usuários denunciam descaso, desrespeito e humilhação (Thiago Wesley)

O caos na saúde pública de Dourados tem rendido muito que falar. O alvo de reclamações agora é em relação à emissão do Cartão SUS. A 94 FM Dourados recebeu diversas denúncias por parte dos usuários informando que estão deixando de receber atendimento quando chegam à Central de Atendimento do Cartão SUS, localizada à Rua Ciro Melo, nº 2.733. É neste local que muita gente tem ido e encontrado problemas, que vão da distribuição de senhas ao descaso e humilhação que sofrem por parte dos funcionários.

 No local, a espera é longa e incômoda, as pessoas permanecem por horas em pé ou sentadas no chão, pois não há número de cadeiras suficientes para atender a demanda. Além disso, segundo informação dos usuários, as 80 fichas anunciadas para o período da manhã não são distribuídas. A situação é ainda pior para quem chega de localidades mais distantes, como a zona rural.

“Eles dizem que são 80 fichas, mas não foram entregues mais do que 30. Estou aqui desde as 04:30h e não consegui a senha. Me mandaram esperar para pegar a senha a partir das 13h”, disse Daiane Vitória, 22 anos, que comentou ainda sobre a situação dos demais. A Central encerra o atendimento às 11h e só reabre às13h.

“Estou grávida e não tenho nenhum tipo de atendimento preferencial. É assim comigo, com os idosos e mães com crianças de colo”, explicou Daiane. Mizael Nogueira dos Santos, 68 anos, cardíaco de risco, confirmou e falou ainda que sofreu humilhação de um funcionário da Central. “Cheguei as 05h e tive que esperar como todo mundo. Isso é contra Lei, pois além de idoso, não posso esperar muito tempo por causa do meu problema no coração. Fui explicar isso e um moço foi muito grosso comigo”, denunciou.

Elena Fernandes, professora de educação infantil, trouxe seus trabalhos da escola para fazer sentada na fila, pois chegou as 04h e só pegaria a senha também as 13h. “É infração se ofendermos um funcionário público, mas eles podem nos tratar dessa maneira? Eles podem gritar com a gente? Vi o senhorzinho [sic] ser humilhado hoje e ninguém pode fazer nada”, relatou.

De acordo com a Lei 10048, de 08 de novembro de 2000, as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário pelas repartições públicas. As empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a dispensar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato a estas pessoas.

Para José Edeval, é um absurdo a desorganização do local. “Pagamos nossos impostos, cumprimos nossas obrigações e somos desrespeitados dessa maneira. Falta competência, falta prefeito, falta moralidade aqui. Somos tratados como animal”, falou indignado.

Até o momento final desta reportagem, a 94 FM Dourados não obteve nenhum esclarecimento por parte da Prefeitura Municipal de Dourados.

Veja o vídeo:

Veja mais:

http://www.94fmdourados.com.br/noticias/dourados/matria-sobre-demora-no-atendimento-da-sade-em-dourados-gera-inmeras-outras-reclamaes

http://www.94fmdourados.com.br/noticias/dourados/douradense-critica-demora-na-sade-de-dourados-estou-sofrendo-a-oito-meses-esperando-uma-cirurgia

http://www.94fmdourados.com.br/noticias/dourados/sem-reajuste-salarial-e-sem-prefeito-servidores-da-sade-cruzam-os-braos

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Juliana

    Juliana

    iSSO E UM DESCASO COM A POPULÇÃO BRASILEIRA,QUERER MOSTRAR QUE ESTAO INVESTINDO NA SAUDE SOMENTE EM EPOCA DE ELEIÇÃO PARA PEDIR VOTO, DEPOIS QUE GANHA A ELEIÇÃO NÃOI ESTAO NEM AI PARA NOIS,O DURO DE TUDO ISSO É QUE TEM PESSOAS QUE JOGA FORA SEU VOTO.REVOLTANTE ISSO FALTA DE CONSIDERAÇÃO COM O POVO BRASILEIRO E COM OS DOURADENSES E REGIÃO QUE PRECISAM DA SAUDE PUBLICA.REVOLTADA.

  • marcio

    marcio

    É uma vergonha!!!! tem que sair da prefeitura este Murilo o cara não esta fazendo nada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jenniffer

    Jenniffer

    Isso é frustrante, esse cartão do SUS virou bagunça, não tem fiscalização e pelo visto, nenhum planejamento por parte da gerência de saúde. Aqui onde moro não chega a ser assim, mas falta muita informação e capacitação dos funcionários, não quiseram aceitar o meu cartão que fiz em Dourados e tive que fazer porque não poderia fazer o exame que eu precisava, não entendo, temos um número único (nacional) do cartão e a cidade não aceita o cartão de outra cidade, como assim? É uma total falta de desrespeito com a população, isso chega a ser desumano. Em plena geração tecnológica, cadê a informatização, deveríamos poder solicitar pela Internet, o sistema gera nosso número e nos exames apresentamos o número até a chegada do cartão, afinal, quando colocamos o número no sistema, automaticamente aparecem nossos dados, se a pessoa não tiver o cartão ela pode apresentar um documento de identificação para comprovação dos dados. É tão simples, acho que isso é + um cabide de emprego.

  • pedro

    pedro

    Como quea prefeitura coloca 2 ou 3 funcionarios pra atender a cidade inteira? O dia q fui fazer o cartao da minha filha a moça q faz o cartao desmaiou de nervoso ... Os servidores estão certos em fazer paralisação ....e exigir direitos isso é desrespeito com os usuários q nao conseguem atendimento e com os funcionários q estao trabalhando sobrecarregados ... isso acontece diariamente nos postos e hospitais. ..

  • maristela

    maristela

    o karla entao mentiram pra vc pq minha sogra fez cartao da familia inteira so ter os documentos em maos da pessoa foi de mal vontade mesmo ate pra te responde que sua mae poderia sim ta fazendo pra vc como se nao bastase isso ainda vc deixa os xerox do documento la e tem que espera eles liga pq alega que ta fora do sistema ja to esperando a uma semana e nada ainda e estou precisando pra pode marca uns exames vou tem que aguarda eles so por deus mesmo....

  • DAIANE

    DAIANE

    Quando foi fazer não tinha nenhuma fila,pois já tem um tempinho.Mas eu tive que esperar a pessoa que estava me atendendo a fofocar com uma outra colega e o outro funcionário esta tomando sorvete lá na frente.Eles não tem respeito nenhum.Se não esta a fim de trabalhar fica em casa.

  • claudio

    claudio

    se os secretarios e p sr preeito fossem resbonsabilizados pelas mas condiçoes da asaude com certeza eles tratariam com mais cuidado o nosso municipio,mas acontecem muitas coisas pessoas morrem e ninguem responde por nada ,pra que melhorar ,devemos cobrar tbm nos nossos vereadores e secretarios ,e funcionario publico nao sao tds mas tem alguns q nem pra tratar com o lixo deviam existir pos tanta falta de respeito]

  • MARLI DOS SANTOS ARAUJO

    MARLI DOS SANTOS ARAUJO

    Gente o q ta acontecendo é o seguinte,eles falam q é 80 senhas por dia se não me engano é 30 de manhã e 40 a tarde.Só q ao dar a senha te perguntam quantas pessoas são em casa,no meu caso 5 pessoas ja não é mais uma senha e sim cinco.Só que eles não te dão essa infomação detalhada simplesmente gritam lá de dentro q as senhas acabaram como se estivessem em uma feira livre.e dane-se quem ficou sem. Senhor prefeito,analiza comigo o senhor não acha que falta um treinamento de uma forma geral para os funcionários lidar com o povo.Dar informação com atenção,com educação,respeito e com amor por que não.As pessoas chegam a ir em vários lugares por engano sem conseguir resolver seus problemas por falta de informação.

  • Karla

    Karla

    Para fazer esse cartão e rápido so preencher os dados no computador, porque não liberam para ser feito pela internet. Hoje e possível até digitalizar e incluir os comprovantes de residência e documentos pessoas. Isso e porque o Brasil e sempre atrasado.

  • Karla

    Karla

    Olha eu fui fazer o cartão do meu filho olhei o horário de atendimento 07:30 as 11hs e das 13:00 as 17hs, assim sai do serviço mais cedo as10:35hs cheguei lá não tinha ninguém para ser atendido. Pedi para fazer o cartão, me disseram que era só as13hs perguntei se não fazia aquela hora que não tinha ninguém, não era possível que são 30 senhas demanha que já tinha acabado que era pra ir as13hs, e ainda falou com falta de educação "são só 50 senha atarde viu". Como trabalho pedi para minha mãe fazer para mim informaram que não pode. Para pegar a senha tem q chegar as 07:00hs ou as13:00hs porque depois desse horário não entregam mais, as 14hs por exemplo não se pega mais senha. Fora que vc falta no trabalho para fazer e fica a manhã ou a tarde toda para fazer 1cartao.