Detentos serram grade e agentes impedem tentativa de fuga

Cinco detentos tentaram fugir do Presídio de Trânsito (PTran) de Campo Grande por volta das 22h30 de ontem (11), mas foram impedidos por agentes penitenciários, conforme informações do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), Ailton Stropa Garcia.
Diretor-presidente explicou que o caso aconteceu na cela 10 do pavilhão 2, onde estavam 16 detentos. Eles conseguiram serrar a grade usando serra que provavelmente foi arremessada por cima do muro para dentro do presídio.
Cinco presos pularam o muro do solário e tiveram acesso ao pátio, mas foram interceptados por agentes que flagraram a ação por meio das câmeras de segurança e apitaram para alertar a Polícia Militar (PM).
Enquanto alguns agentes impediam a fuga dos cinco detentos, outros servidores bloquearam a saída dos outros 11 que ainda estavam na cela. Os homens abordados no pátio do Presídio de Trânsito foram transferidos para celas disciplinares do Presídio de Segurança Máxima. Eles serão processados por dano ao patrimônio e será aberto processo administrativo disciplinar para apurar a fuga.
Conforme Ailton Stropa, Presídio de Trânsito conta hoje com média de 550 a 600 presos, sendo que a maioria ainda não foi condenada. “Tentativa de fuga é um ingrediente corriqueiro e faz parte do sistema prisional”, destacou o diretor-presidente da Agepen.