Em Nova Iorque, 12 artistas vão expor a cara de MS na ONU para o mundo

  • Campo Grande News

Pela primeira vez, um estado brasileiro vai ter uma exposição “solo” organizado pela ONU (Organização das Nações Unidades). Mato Grosso do Sul vai ser representado por 12 artistas regionais em Nova Iorque (EUA) entre os dias 12 e 27 de março.

A Exposição “Mato Grosso do Sul Visto Pelo Mundo” tem como objetivo divulgar as potencialidades culturais, turísticas, industriais e de agronegócio, para contribuir com o desenvolvimento econômico e promover as riquezas do estado.

Os expositores regionais foram primeiro selecionados no próprio Estado. As 35 personalidades artísticas passaram pelo crivo da ONU, que selecionou 12 deles para expor nos Estados Unidos.

As obras incluem artesanato, fotografia, literatura do poeta Manoel de Barros, turismo, pecuária, indústria e agricultura.

“Mas o que mais vai fazer sucesso serão os artesanatos indígenas. Os Estados Unidos têm muito cuidado e atenção com os povos indígenas, e ficarão deslumbrados com o artesanato terena, kadiwéu, de Nossa Conceição dos Cugres, Amassa Barro de Corumbá, Humberto Espíndola”, opinou o governador André Puccinelli, presente no lançamento da exposição, realizado na noite de segunda-feira (27), no Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande.

Segundo a organizadora do evento, Vanuza Jardim, foram selecionados 35 projetos, mas somente 12 foram apontados pela ONU como expositores.

Mesmo assim, segundo a organizadora e o próprio governador, MS vai fazer todo o possível para realizar mostras paralelas, e divulgar ainda mais a cultura regional pelo mundo.