Estágio do Vale-Universidade enriquece aprendizado na área de atuação

Acadêmicos interessados em participar do processo seletivo 2013 devem fazer o cadastramento de 22 de janeiro a 22 de fevereiro

  • Assessoria

Com a expansão do mercado de trabalho as empresas buscam a cada dia profissionais capacitados. Com o objetivo de ter um curso superior e uma capacitação adequada, a acadêmica Elda Avelino da Silva encontrou no Programa Vale-Universidade (PVU) a possibilidade de obter o beneficio social e crescimento profissional na área.

A acadêmica do curso de Enfermagem ingressou no programa em março de 2011, estagiando desde então no Hospital Evangélico de Campo Grande. Antes de entrar no PVU a estudante afirma que enfrentou sérias dificuldades para conseguir pagar o curso, mas o esforço foi compensador, pois Elda será a primeira pessoa na família a conseguir um diploma de curso nível superior.

Concluir o curso de Enfermagem é um sonho que está sendo concretizado através do PVU. Antes de ser beneficiada a acadêmica contava apenas com 30% de desconto na mensalidade. “Os outros 70% era bem difícil de pagar. Após o PVU tudo ficou mais fácil e tive segurança para continuar o curso”.

O campo de estágio representou muito em sua trajetória acadêmica, pois não detinha o mínimo de conhecimento na área da saúde e os supervisores e demais funcionários do Hospital foram essenciais para a sua aprendizagem e aprimoramento. “O estágio foi muito importante, pois consegui relacionar a teoria com a prática, no meio do caminho passei por algumas dificuldades, mas tive orientação da minha supervisora do PVU e também dos funcionários do Hospital, que me ensinaram muito”, destaca a estudante.

Elda enfatiza que a aprendizagem na profissão se deu graças ao estágio. “O estágio serviu para o meu crescimento profissional de forma prática, agradeço a todos os que me ajudaram com conhecimento e também no meu crescimento pessoal”.

A estudante está concluindo o curso de Enfermagem este ano e não pretende parar os estudos, quer fazer uma Pós-Graduação em Saúde Coletiva e pretende paralelamente se preparar para concursos.

Inscrições

Os acadêmicos interessados em participar do processo seletivo 2013 devem fazer o cadastramento de 22 de janeiro a 22 de fevereiro, no site da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas).

O programa é uma iniciativa do governo do Estado, coordenado pela Setas, que oferece ao universitário de baixa renda em situação de vulnerabilidade social oportunidade para aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social. Para isso, o Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada, e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo.

Mais informações sobre os critérios do programa acesse site www.setas.ms.gov.br .