Estiagem deve provocar perda de 10% a 15% na soja em MS, estima entidade

Se chover a expectativa de produção pode aumentar

  • Agrodebate

Em Mato Grosso do Sul, a estiagem registrada nos municípios do sul do estado no fim do ano passado deve provocar perdas de 10% a 15% nas lavouras de soja, fazendo com que a previsão de produção para a safra 2013/2014 que era de aproximadamente 6,5 milhões de toneladas seja revista para 5,8 milhões de toneladas.

A estimativa feita ao Agrodebate é do novo presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Maurício Koji Saito. Segundo ele, esses números ainda podem mudar nos próximos dias se o volume de chuvas aumentar no sul do estado. “A soja é uma cultura muito dinâmica. Se chover a expectativa de produção pode aumentar. Além disso, no centro norte onde as chuvas ocorreram em boa quantidade, as lavouras estão muito bem”, explica.

Saito, diz que pelas informações levantadas pelos técnicos da entidade e da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul) na manhã desta segunda-feira (6), o município mais afetado pela estiagem foi Rio Brilhante, onde as perdas teriam chegado a 30% em média.

Em razão desse quadro, o presidente da Aprosoja/MS diz que o produtor do estado está mais cauteloso neste momento. “Sabemos que não vamos ter o lucro esperado. Isso é certo”, comenta, completando que a colheita das variedades mais precoces da oleaginosa deve ter início na segunda quinzena de janeiro, sendo totalmente concluída provavelmente no fim de março.

Saito relata ainda que mais da metade da safra já foi vendida antecipadamente pelos produtores e que o restante da produção deve ser comercializado somente após a colheita. “O que tinha que vender antecipadamente, o produtor já vendeu. Ele vai aguardar agora, para ver o resultado de sua safra para comercializar o restante”, concluiu.