Estudo revela resultado assustador para quem dorme até muito tarde

  • Fatos Desconhecidos

A pesquisa diz que quem dorme mais cedo tem mais disposição e tem chances de viver mais. Depois de analisar 433 mil pessoas, cada uma teve que se classificar de qual categoria era. As categorias eram as seguintes: definitivamente matutinos, matutinas moderadas, noturnas moderadas ou definitivamente noturnas. Qual é a sua?

Depois, foi analisado qual a probabilidade que cada um dos participantes do estudo tinha de vir a falecer nos próximos seus anos e meio. Os pesquisadores estudaram os dados e concluíram que as pessoas noturnas tem cerca de 10% mais chances de morrer mais cedo do que as pessoas matutinas.

Além disso, as pessoas noturnas também eram mais propensos a apresentarem níveis de diabetes mais elevados, doenças e distúrbios mentais. O professor de neurologia da Universidade de Northwestern, disse que "há consequências para a saúde e para o corpo de pessoas noturnas que tem que viver em um mundo de pessoas matutinas."

Os autores da pesquisa acham que essa é, na verdade, uma questão de saúde pública. E também que é necessário repensar sobre a nossa rotina. O professor de cronobiologia, da Universidade de Surrey, fez um alerta. "Devemos permitir que indivíduos noturnos entrem e saiam do trabalho mais tarde, em locais que seja possível. E precisamos de mais pesquisas sobre como podemos ajudar essas pessoas a manterem o relógio biológico ajustado com o horário do Sol."

Ainda não se sabe porque algumas pessoas tem um relógio biológico desregulado com o horário do Sol. Mas sabe-se que existem especulações de que possa estar relacionado com o estresse psicológico, refeições em horários inadequados, falta de atividades físicas, noites pouco dormidas e ficar acordado até tarde. Outros especialistas dizem que pode haver algo relacionado com o uso de drogas e álcool.

Mas e você, é do tipo de pessoa que vai pra cama tarde? Acha que isso pode influenciar na sua expectativa de vida? Comente.



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.