Gripe A coloca 61 pessoas em isolamento no Estado

  • Midiamax

O último Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul), divulgado na terça-feira (19), aponta que 61 pessoas estão isoladas por conta da Gripe A, em todo o Estado. Em Campo Grande, 21 pessoas foram confirmadas com a doença, que abrange os vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B.

Por outro lado, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o registro de isolamento com suspeita dos vírus, é zero nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Capital.

De 337 amostras de inluenza (Síndrome Gripal - SG e Síndrome Repiratória Aguda Grave - SRAG), triadas pelo Lacen (Laboratório Central), de Mato Grosso do Sul, até a última terça, 61 se mostraram positivas para os vírus da Gripe A.

Com o vírus Influenza A - H1N1, por exemplo, 50 estão confirmados e os diagnosticados seguem isolados: Aquidauana (1), Aparecida do Taboado (1), Campo Grande (11), Corumbá (1), Dourados (5), Maracaju (3), Nova Andradina (1), Paranaíba (5), Ponta Porã (2), São Gabriel do Oeste (6), Selvíria (3), Sidrolânda (3), Sonora (8).

Com o vírus Influenza A - H3N2, oito foram confirmados em Campo Grande e os pacientes seguem em isolamento.

Com o vírus Influenza B, três estão confirmados e diagnosticados também seguem isolados: Campo Grande (2), São Gabriel do Oeste (1).

Segundo a Sesau, o paciente pré-diagnosticado é colocado em observação e tem o exame levado ao Lacen. O médico, por sua vez, não pode esperar o resultado, que demora até dois dias para ficar pronto e já inicia a medicação, com  tamiflu.

A secretaria municipal garante, que os resultados de exames servem apenas para pesquisas e levantamentos, pois antes de qualquer confirmação, o paciente já iniciou seu tratamento.

Os sintomas são parecidos ou até idênticos e, e apesar de não ser o principal método, apenas um exame é capaz de diferencir um virus do outro. A dica é procurar um médico assim que os sinais da doença apareçam.

CASOS

Os casos notificados com suspeita da Gripe A, já chegam a 163 notificações em 28 municípios de Mato Grosso do Sul. das hipóteses, mas apenas 16 foram confirmadas para o vírus da Influenza A (H1N1) e apenas uma para a Influenza B. 

Do início do ano, até o dia 19, conforme divulgado no sexto boletim epidemiológico de influenza, foram registradas três mortes pela influenza A – em Campo Grande, Corumbá e São Gabriel do Oeste.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.