Inscrições para o vestibular da UFGD terminam hoje

Ao todo são 27 cursos e a taxa de inscrição é no valor de R$ 60,00

  • Assessoria

Os interessados em concorrer as 1.465 vagas do Vestibular 2013 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) tem até às 13h desta sexta-feira, 26 de outubro, para realizar a inscrição via internet, pelo site www.ufgd.edu.br/vestibulares. Ao todo são 27 cursos.

O pagamento da taxa de inscrição também deve ser feito até hoje (26), durante o expediente bancário do Banco do Brasil. Já o último dia para envio dos documentos para efetivar a inscrição é segunda-feira, 29 de outubro, conforme edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 e alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública de Mato Grosso do Sul não pagam, conforme convênio firmado entre a UFGD e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

As provas serão aplicadas em 09 de dezembro, das 8h às 10h30 (redação) e das 13h às 17h30 (objetivo), simultaneamente nas cidades de Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O edital do processo seletivo, manual do candidato, as obras literárias, as provas anteriores e outras informações podem ser acessadas pela página www.ufgd.edu.br/vestibulares.

Cotas

As vagas são ofertadas em 27 cursos de graduação e serão distribuídas de acordo com a nova lei de cotas. A UFGD reserva 25% das vagas para candidatos que tenham feito todo o Ensino Médio em escola pública. Desse percentual, metade será destinada aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita. Além disso, 44,8% dessas vagas serão preenchidas por autodeclarados pardos; 4,88% por pretos; 2,94% por indígenas.

Para exemplificar, podemos calcular as vagas destinadas ao Acesso Universal e às Cotas Sociais em um curso que disponibiliza 50 vagas. Desse total, 37 são para acesso universal, ou seja, todas as pessoas inscritas no vestibular estão concorrendo a estas vagas. As outras 13 vagas são reservadas para estudantes que comprovem ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio. Dessas 13 vagas, serão destinadas, independente da renda familiar, uma vaga para indígenas, uma vaga para pretos e três para pardos. Ainda há uma vaga para o estudante de qualquer origem étnica.

Ainda entre as 13 vagas de cotas, no critério renda igual o inferior a um salário mínimo, haverá a seguinte distribuição: uma será cotada para o estudante indígena; outra para o aluno que se autodeclarar preto; e outras três vagas serão destinadas para pardos. Por fim, duas vagas são destinadas para outros estudantes.

É importante ressaltar que caso não haja candidatos aprovados com o perfil de cada cota, as vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos de qualquer origem racial e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, observados, em cada caso, os subgrupos de vagas reservadas (ensino médio público e ensino médio público + renda per capita familiar).