Juiz recebe doação de ar condicionado para escola reformada por presos

  • Assessoria/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS
Foto: Divulgação/TJ-MS

O juiz Albino Coimbra Neto, idealizador do projeto "Revitalizando a Educação com Liberdade", recebeu na tarde desta segunda-feira (8), do Sistema Fecomércio, parceiro de longa data do projeto, uma doação de 10 aparelhos de ar condicionado split 18.000 btus. Os equipamentos serão instalados nas salas de aula da Escola Estadual Profª Zélia Quevedo Chaves, atual instituição de ensino que está sendo reformada pelo projeto.

A entrega dos equipamentos foi realizada na nova sede do Senac Regional, localizada no complexo do sistema "S" do Horto Florestal, cuja construção está em fase final. O magistrado, que é titular da 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Campo Grande, comentou aos presentes que quando elaborou o projeto, em 2013, cuja primeira reforma teve início em janeiro do ano seguinte, ele não imaginava a dimensão que a iniciativa teria, e hoje culmina com os trabalhos em andamento da 12ª escola que está sendo reformada por presos. O juiz também agradeceu ao apoio do Sistema Fecomércio que, ao longo de todos esses anos, tem colaborado imensamente para o sucesso do projeto.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MS, Edison Ferreira de Araújo, comentou que o grupo tem sido parceiro constante contribuindo na ressocialização tanto no regime semiaberto quanto no fechado, por meio do oferecimento de cursos profissionalizantes aos detentos. “Queremos continuar entregando para a sociedade a nossa missão, que é justamente a educação profissional, qualificação e a parte assistencial na área da cultura, esporte e lazer. Esse é o nosso trabalho e tenho procurado colocar a nossa instituição em benefício de toda a sociedade”.

De acordo com o diretor da E.E. Profª Zélia Quevedo Chaves, Álvaro de Lima Silva, a comunidade escolar e os alunos, em especial, estão recebendo a reforma com muito surpresa, pois não imaginavam a profunda reforma que seria feita. Relata que a notícia da chegada dos equipamentos de climatização é mais uma novidade além do que os estudantes pudessem esperar. Segundo o diretor, os aparelhos serão suficientes para refrigerar 95% das salas de aula da instituição.

Atualmente o projeto conta com diversos parceiros, tanto da iniciativa pública quanto privada, que  englobam ações além do período de reformas das escolas, cujo impacto social avança em diversas frentes, seja de ressocialização dos presos de um lado, seja da comunidade, de professores e alunos beneficiados com as reformas, de outro. O magistrado destaca que o "Revitalizando a Educação com Liberdade" atinge duas grandes mazelas sociais: o sistema penal e a educação pública.

Saiba mais – O projeto "Revitalizando a Educação com Liberdade" é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, em parceria com a Agepen-MS e a Secretaria Estadual de Educação do Estado e tem como objeto a reforma de escolas públicas estaduais da capital com a mão de obra de presos do regime semiaberto. Além disso, utiliza para o custeio das obras os recursos arrecadados com o desconto do salário dos presos, previsto no art. 29, parágrafo 1º, "d", da Lei de Execução Penal.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.