Lavar louça reduz o estresse, aponta estudo

  • iG notícias
shutterstock/Reprodução
shutterstock/Reprodução

Sejamos sinceros: lavar louça não é a atividade mais legal do mundo. Contudo, esta notícia pode mudar sua forma de olhar para os pratos sujos na pia da cozinha. Uma pesquisa feita na Florida State University (EUA) descobriu que esta ação pode ajudar a aliviar o estresse.

O estudo entrevistou 51 estudantes divididos em dois grupos. O primeiro tinha que ler um pequeno texto sobre atenção plena e estar presente em cada ato de suas vidas – como o mindfulness – e, em seguida, ir para a tarefa na cozinha. Já o segundo grupo foi encarregado apenas de lavar louça, sem as etapas de atenção.

Os resultados mostraram que os voluntários que tiveram o ritual antes de ir para a pia reduziram os níveis de estresse em 27%, e as boas inspirações cresceram 25%. Já o outro grupo, que não precisava ler o texto, não sofreu nenhuma alteração mental ou comportamental.

Isso aconteceu porque, segundo os estudiosos, as pessoas que se beneficiaram estavam pensando apenas em lavar a louça naquele momento. Isso quer dizer que elas estavam presentes naquele momento. Com isso, o estresse não foi descarregado durante a ação.

O intuito dos pesquisadores, contudo, não era mostrar os benefícios de lavar louça, mas, sim, como as atividades do nosso dia a dia podem ter o mindfulness como base e, assim, trazer vantagens para a saúde.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.