Lula tende a descer rampa com Dilma no dia 12
A prevalecer o cronograma previsto, o ex-presidente Lula tende a acompanhar a sucessora, Dilma Rousseff, na descida da rampa na quinta-feira da semana que vem, dia 12 de maio.
Provavelmente, a presidente será notificada do afastamento na quinta (12), um dia depois da votação no plenário Senado. O plano é descer a rampa do Palácio do Planalto no mesmo dia, acompanhada de ministros, para encontrar uma manifestação com militantes e simpatizantes do PT a fim de reforçar o discurso de golpe.
Segundo um ministro, Lula deverá estar ao lado de Dilma. Mas há no PT quem ache que ele não deveria fazer parte dessa fotografia, que simbolizará a queda do poder.
Em 1º de janeiro de 2011, Lula desceu a rampa com popularidade recorde e sendo abraçado pelo povo. No dia 12, será um descida melancólica.
Além das fortes reações públicas contra as medidas adotadas pelo procurador-geral da República contra Dilma, Lula e ministros petistas, houve queixas de bastidor em relação a Rodrigo Janot. Para petistas, ele carregou nas tintas.
No Palácio do Planalto, a presidente Dilma disse em conversa reservada ontem (4) que seriam frágeis as evidências de tentativa de interferência dela na Lava Jato porque a investigação tem tido plena liberdade.
A respeito de Lula, petistas afirmam que Janot sinaliza que tentará condená-lo com base na Teoria do Domínio do Fato, porque o procurador disse que não seria possível o esquema de corrupção na Petrobras funcionar sem conhecimento e sem ação do ex-presidente.
O PT vai elevar o tom de guerra em relação à Lava Jato e isso deve se refletir numa oposição mais dura a um futuro governo Temer. Os petistas também cobrarão que a Lava Jato apure com o mesmo rigor acusações contra peemedebistas e tucanos. De acordo com as informações do jornalista Kennedy Alencar.