Marinha doa fuzis para policiamento da fronteira em MS

Ao todo foram doados 100 fuzis modelo FAL e 200 carregadores

  • Notícias MS

O governador André Puccinelli assinou nesta segunda-feira (8) um termo de doação de 100 unidades de Fuzil Automático Leve – M964, calibre 762 (7,62 milímetros) e 200 carregadores que foram doados ao governo do Estado pelo Comando do 6° Distrito Naval de Ladário.

Os fuzis que eram utilizados nas Forças Armadas foram doados à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e serão utilizados pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para combate à criminalidade e ainda intensificar as ações de prevenção e repressão a crimes nas regiões de fronteira com a Bolívia e Paraguai, da região norte e nas divisas com outros Estados.

Para o governador a doação marca a verdadeira parceria do governo do Estado com entidades federais e com a Marinha brasileira. “Este armamento de impacto vai fazer com que a polícia faça frente ao crime principalmente na região de fronteira e que estejamos melhores municiados para enfrentar os bandidos”, enfatizou Puccinelli.

Os fuzis repassados para o Estado estão sendo substituídos na Marinha por outro modelo mais leve (cerca de 1,2 quilos), que tem adequação melhor às necessidades de serviço do fuzileiro naval.

Operacionalmente os dois fuzis possuem o mesmo desempenho, somente o peso é o diferencial para o fuzileiro, que normalmente trabalha com uma carga de 35 quilos de material.

Durante a doação do armamento o contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo ressaltou que os laços da Marinha do Brasil com o Estado acontecem desde antes da divisão de Mato Grosso do Sul e são centenários. Há 139 anos o 6° Distrito Naval está sediado em Ladário e tem participado do cotidiano das ações desenvolvidas no Pantanal e nos rios que compõem a região, além de enfatizar que a doação dos fuzis vai reforçar a Polícia Militar e garantir mais segurança e auxiliar no resultado das operações.

“Estamos aqui para contribuir com o governo deste Estado e para que o povo tenha mais garantia de segurança e ainda contribuir para as ações do plano estratégico de fronteira, desenvolvidas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, o GGI-F, no combate aos crimes internacionais".

Os fuzis irão aumentar o poder de fogo da Polícia Militar e ainda combater com mais eficiência o crime organizado e desorganizado conforme o secretário de Estado de justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. “Esta arma é potente, tem um poder de parada muito grande e será de grande utilidade para a polícia do Estado, que possui um vazio demográfico muito grande e precisa ser fiscalizado para coibir a criminalidade. O foco principal é o combate na área de fronteira e na região norte do Estado para onde será enviado o armamento, desta forma poderemos utilizar os fuzis nas ações para inibir crimes e na luta contra as quadrilhas que operam na fronteira”, informou Jacini.