Mato Grosso do Sul completa hoje 35 anos

Lei que criou MS foi sancionada pelo presidente Ernesto Geisel em 11 de outubro de 1977

  • Da redação

O dia 11 de outubro é uma das datas mais importantes para a população sul-mato-grossense. Há 35 anos, mais especificamente em 1977, o presidente da república Ernesto Geisel assinou a lei complementar que desmembrava o antigo estado de Mato Grosso e dava vida a Mato Grosso do Sul.

Mesmo tendo sido criado em 11 de outubro de 1977, a nova unidade federativa somente foi instalada em 1º de janeiro de 1979, tendo como primeiro governador o gaúcho e engenheiro civil Harry Amorim Costa, que foi nomeado pelo Governo Federal. Ele permaneceu no cargo até junho de 1979 quando deu lugar a Marcelo Miranda, também nomeado pelo presidente da república.

Apesar de ser um dos estados mais jovens do Brasil, perdendo apenas para Roraima e Tocantins, a luta pelo desmembramento do sul de Mato Grosso remete aos anos 30. O que sempre motivou a separação era o desenvolvimento desigual entre o norte e o sul do Estado. Notoriamente a região sul era mais populosa e desenvolvida, principalmente devido as riquezas geradas pela criação de gado e pela exportação da erva mate, através da companhia mate laranjeira.

Hoje mato grosso do sul tem uma população de aproximadamente 2.500.000 habitantes. Apesar do pequeno número de habitantes em relação a outros estados, nos destacamos em outras áreas. Dos 27 estados do Brasil temos o oitavo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e a sétima maior expectativa de vida, atualmente de 74 anos.