Médicos alertam: calor em MS oferece risco para quem trabalha no ar condicionado

  • Midiamax
Médico lista recomendações para evitar danos com o choque térmico (Cleber Gellio)
Médico lista recomendações para evitar danos com o choque térmico (Cleber Gellio)

Sair do ar condicionado para o sol das ruas pode ser muito perigoso. A mudança brusca de temperatura, conhecida como choque térmico, pode causar de doenças respiratórias a paralisia facial, segundo o médico Rafael Pontes.

O nariz é o primeiro afetado pela variação de temperatura. Por conta da baixa umidade do ar, a “faxina” nas narinas fica prejudicada, gerando acúmulo de germes. “Ao sair de um ambiente frio direto para um quente, estamos inicialmente correndo vários riscos de doenças e infecções respiratórias, como rinite, sinusite, amidalite, faringite”, lista o doutor.

Mas pode ser ainda pior. Sair do ar condicionado, da sua casa ou do trabalho, e dar de cara com o sol de cerca de 40 °C pode ser perigoso. “A mudança brusca de temperatura causa momentânea baixa da imunidade, podendo acarretar até em paralisa facial”, alerta Pontes.

Dicas

O médico recomenda dicas para evitar o choque térmico. “A hidratação é muito importante, tem que beber bastante líquido, uma média de 2 litros por dia, de preferência em temperatura ambiente. Também é preciso se proteger da exposição direta ao sol e não fazer atividades físicas nos horários mais quentes do dia”.

Previsão

Por causa de sistema de alta pressão, que aproximou-se do continente é que o calor vem batendo recorde neste inverno, segundo a meteorologia. De acordo com a previsão, até o dia 26 de setembro, o calor deve predominar com temperaturas em 42 °C, quando uma frente fria chega ao Estado e as temperaturas diminuem, mas voltam a subir em seguida.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.