Os milionários do Mato Grosso do Sul
Uma pesquisa econômica, promovida há anos pela Secretaria da Fazenda do MS, mostrou que existia somente um nascido ou residente no estado dentre os 100 maiores pecuaristas do Mato Grosso do Sul. José Carlos Bumlai era a exceção que brilhava na lista elaborada. Todos os demais eram paulistas, paranaenses ou mineiros. A pecuária do Mato Grosso do Sul viu desaparecer seus milionários ao longo das últimas décadas.
Hoje, os milionários da pecuária pertencem à história. Seu último filho afortunado, iludiu-se com o brilho do sucesso rápido petista e viu seu patrimônio desaparecer. Todavia, se o estado viu desaparecer centenas de milionários da pecuária, também presenciou o florescimento de outras atividades que criaram fortunas. Existem no Mato Grosso do Sul 1.211 milionários.
Os dois maiores construíram suas fortunas no setor de serviços. Um na área de informática, com mais de 1.000 pontos de trabalho em todos os estados brasileiros, e outro com aluguel de imóveis empresariais, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. A grande massa dos milionários residentes no estado vem da agricultura e indústria. O setor de serviços, onde despontam os dois maiores, contribui com uma parcela menor de milionários.