Papa convida os fiéis a levar sempre o Evangelho no bolso

  • AFP

O papa Francisco pediu aos fiéis que sempre tenham um exemplar do Evangelho "no bolso" para que possam fazer a leitura "a qualquer hora do dia". "Vocês leem todos os dias uma passagem do Evangelho?", perguntou o Papa à multidão reunida na praça de São Pedro do Vaticano. "Vejo que a resposta é metade e metade", disse, depois da reação da multidão.

Francisco pediu então aos fiéis que tenham no bolso um pequeno livro com os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) ou pelo menos um deles para "para poder ler um pequeno trecho a qualquer hora do dia".

Após um retiro espiritual nas colinas fora de Roma com os cardeais, Francisco insistiu sobre os dois movimentos complementares: a "subida" à montanha em um "espaço de silêncio (...) para nos reencontrarmos com nós mesmos e perceber melhor a voz do Senhor" e depois a "descida".

"Não podemos ficar ali! O encontro com Deus na oração nos estimula novamente a 'descer da montanha' e a voltar para baixo, para a planície, onde nos encontramos com muitos irmãos afetados por fadigas, injustiças, pobreza material e espiritual", completou.

O papa também saudou a Comunidade Papa João XXIII, que organiza na próxima sexta-feira uma "Via-Crúcis" pelas ruas de Roma em favor das "mulheres vítimas de maus-tratos".