Prefeitura de Fátima do Sul descumpre obrigação trabalhista e prejudica servidores

Problema em documento entregue ao Ministério do Trabalho fará funcionários públicos receberem o PIS com atraso de até um ano

  • Alexandre Duarte

Dando seqüência à série de escândalos envolvendo a Prefeitura de Fátima do Sul, servidores públicos deste município entraram em contato com o canal de reclamações da 94FM, no qual denunciaram mais uma improbidade cometida pela administração Júnior Vasconcelos.

Segundo os denunciantes, o setor de departamento pessoal da prefeitura entregou a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) com irregularidades ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). O documento é essencial para que as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, demonstrem ao governo federal que estão quites com suas obrigações trabalhistas.

Porém, como a RAIS foi entregue com algumas incoerências, o MTE bloqueou o saldo do PIS dos servidores públicos de Fátima do Sul. Caso o documento tivesse sido entregue de forma correta, os funcionários já estariam recebendo o benefício.

Um aguerrido vereador da base aliada de Júnior Vasconcelos entrou em contato com a redação, explicando que a questão já está resolvida junto ao ministério. Porém, devido ao atraso na retificação, o abono só começará a ser pago em dezembro, entretanto, alguns servidores só devem receber em junho de 2014.

A redação informa aos leitores, que os servidores que subsidiaram este conteúdo pediram para não serem identificados. Segundo eles, existe uma espécie de “política do medo” no funcionalismo público fatimassulense, na qual todo e qualquer servidor que demonstre alguma espécie de insatisfação é sumariamente exonerado.

Universitários de Culturama

Outro problema pendente na administração Júnior Vasconcelos é a questão do benefício no transporte dos universitários do distrito de Culturama, que estudam em Dourados. O problema já foi noticiado pela 94FM em junho. Mas passado três meses a situação perdura e os estudantes continuam recebendo apenas uma ínfima parte do que era repassado anteriormente, ainda sim, com atrasos.

Os universitários do distrito, que temendo represálias também não quiseram se identificar, reclamam que o prefeito desdenha e cospe no prato que comeu, tendo em vista que foram os jovens que alavancaram a campanha de Júnior Vasconcelos, este que despontou como uma nova liderança política no município favo de mel, dando uma nova cara à política local, que sempre foi dominada por tradicionais oligarquias.

Contudo, uma série de acontecimentos negativos envolvendo a administração, revela que o prestígio e a popularidade de Júnior Vasconcelos começaram a ruir. Situação bem diferente daquela vista ano passado, principalmente durante as populares ‘bicicletadas’ pelas ruas do município, quando o candidato era ovacionado pelo povo.

Prefeitura

Até o fechamento deste texto a prefeitura de Fátima do Sul ainda não havia se manifestado sobre o caso.