Rede pública de ensino receberá livros sobre história afro-brasileira

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Ação do MEC e Unesco busca promover a inclusão de conteúdos sobre a cultura afro-brasileira e africana nos sistemas de ensino

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na sexta-feira (21), os livros Síntese da coleção História Geral da África e História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC com a Unesco no Brasil, no âmbito da lei nº 10.639 de 2003, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino.

Durante as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que é preciso investir mais em ações concretas na luta contra o preconceito.

Segundo ele, o lançamento desses dois volumes pedagógicos representa um grande legado para o País.

Serão distribuídos inicialmente 86 mil livros para as escolas da rede pública. A intenção é que esse material sirva de subsídio para os professores em sala de aula. O MEC ainda estuda ampliar a oferta de livros para o ensino fundamental e médio.

Incentivo à cultura

A segunda edição do Festival Curta Histórias foi lançada também na sexta-feira (21). Esta é uma premiação voltada aos alunos matriculados na educação básica da rede pública de ensino de todo o país.

O tema deste ano é personalidades negras. Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo, produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos.

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, reforçou a necessidade de ações que ajudem a engajar os jovens brasileiros.

“Queremos dar voz à juventude, porque temos certeza que eles têm muito a dizer”, afirmou.

Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.