Sexo seguro, com camisinha, previne todas as infecções sexualmente transmissíveis

  • Agência do Rádio
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível exclusiva do ser humano e que pode apresentar várias manifestações clínicas. A IST, normalmente contraída em relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou por meio de sangue contaminado com a bactéria, também pode acontecer por transmissão vertical. Ou seja, pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou parto, gerando a chamada sífilis congênita, que é quando a criança é infectada pelo contato com o sangue ou mucosas da própria mãe. 

A coordenadora-geral de Vigilância de ISTs do Ministério da Saúde Angélica Espinosa, explica por que é importante as gestantes terem acompanhamento médico desde o início da gravidez.

“O principal impacto da sífilis é o que a gente tem vivido no país, é a transmissão vertical da sífilis, conhecida como sífilis congênita. Porque uma coisa é ter sífilis, procurar o serviço de saúde, ter o diagnóstico, ser tratada e ser curada. Se eu não faço isso em um tempo hábil e eu sou gestante, eu posso trazer essa infecção para o recém-nascido. E isso é o maior impacto hoje, que é uma preocupação do Ministério da Saúde, é fazer o controle da sífilis congênita, evitar que uma criança nasça com sífilis, até porque isso é totalmente prevenível”.

A sífilis tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde, o SUS. Angélica Espinosa ressalta que, quando uma gestante infectada não recebe tratamento em tempo hábil, além de comprometer seriamente a própria saúde, a infecção pode causar alterações neurológicas, auditivas, oculares, cardíacas e ósseas no bebê e até provocar abortos.

“O importante no caso da gestação é que ela precisa procurar o pré-natal logo no início da gestação. Se ela procura logo no início da gestação, fizer o diagnóstico, ela consegue ser tratada a tempo e não passar essa infecção para a criança”. 

O método mais seguro e eficaz é utilizar preservativo em todas as relações sexuais. Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja da sífilis e de outras ISTs, como HIV e hepatites. Para mais informações, acesse saude.gov.br/ist. 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.