Só alegria: Campeonato Taitiano de futebol dá ponto para perdedor

Diretor de Competições da Federação Taitiana explicou: 'Não queremos ninguém triste'

  • Yahoo Interativo

 

Perder uma partida de futebol e sair de campo conquistando um ponto. Utopia? Não, este é o Campeonato Taitiano de futebol da primeira divisão. A sensação da Copa das Confederações no Brasil tem uma das competições mais diferentes e originais do mundo. Para que ninguém saia triste de campo, a Tahiti Ligue Mana, dá um ponto para todo time que sair derrotado. Em caso de vitória, ainda há mais generosidade, são 4 pontos; e, em caso de empate, os times conquistam 2 pontos.

Únicos no sistema de pontuação – nenhum outro país tem os mesmos moldes -, apenas se houver WO, o clube não conquista ponto algum. Os dirigentes do país seguem o lema de Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos; para ele, “o importante é competir”. O modelo é usado desde a temporada 2005/06, inspirado nos modelos de basquete e vôlei e tem a aprovação da Fifa, segundo o diretor de Competições da Federação Taitiana, Charles Ariiotima.

“Com esse sistema, mesmo que um time perca todos os jogos, não ficará com zero ponto no final. Não queremos ninguém triste. O futebol é, antes de tudo, alegria", explicou Ariiotima, ao site da ESPN.
O objetivo é equilibrar o campeonato, e diminuir as diferenças entre os times mais fortes, como o Dragon e o Tefaana, times bases da seleção nacional, dos demais.

"Desde que adotamos, os jogos ganharam mais intensidade. Isso refleitiu muito na melhora do nosso futebol e também da seleção", completou o dirigente.

 Na última edição, o lanterna terminou a competição com apenas oito derrotas e dois empates, e, apesar da campanha vexatória, somou 12 pontos. Já o campeão, teve sete vitórias, um empate e duas derrotas, conquistando 32 pontos. No Brasil, por exemplo, dez partidas não seriam suficientes para somar a mesma quantidade de pontos, mesmo se um clube vencesse todas as partidas – sairia com 30 pontos.