Termômetros chegam aos 36ºC em algumas cidades e clima permanece seco em Mato Grosso do Sul

Sob alerta de clima seco, com umidade relativa do ar entre 20% e 30% ao longo do dia

  • Redação
Termômetros chegam aos 36ºC em algumas cidades e clima permanece seco em Mato Grosso do Sul

A semana será de temperaturas acima dos 30 ºC em todo Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

As regiões mais quentes devem ser a norte e a pantaneira, onde os termômetros podem atingir os 36 ºC, como é o caso das cidades de Sonora, no norte do estado e Corumbá, no nordeste.

Apesar do calor intenso durante o dia e clima bastante seco, a sensação de “deserto” predomina, fazendo com que a mínima possa ser de 17 ºC , ou seja, clima ameno durante as madrugadas e calor intenso durante o dia. A amplitude térmica, ou a variação significativa de temperatura entre o dia e a noite, pode causar uma série de problemas em diferentes aspectos da vida, desde a saúde humana até a agricultura e infraestrutura.

Mudanças bruscas de temperatura podem enfraquecer o sistema imunológico, aumentando a incidência de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias.Em Três Lagoas, na região leste de mato grosso do sul e também em Dourados, ao sul do estado,  a máxima pode chegar aos 33ºC  durante a semana.


Sob alerta de clima seco, com umidade relativa do ar entre 20% e 30% ao longo do dia, a recomendação é que a população evite a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 15h, ingestão abundante de água para hidratação e uso de protetor solar para proteção contra os raios solares intensos.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.