Vacina contra aftosa está 66% mais cara em MS, aponta Famasul

  • Campo Grande News

O preço da vacina contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul está 66% mais caro na segunda etapa de vacinação, em relação ao valor pago na primeira etapa, segundo pesquisa da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) divulgada hoje (6).

A segunda etapa começou no dia 1º de novembro e, segundo o levantamento, o preço médio da dose é R$ 1,50, enquanto, na etapa anterior, o valor era de R$ 0,90. A variação brusca no preço vai pesar no bolso do produtor, considera a Famasul.

De acordo com o diretor secretário da entidade, Ruy Fachini, a elevação do valor da vacina é um movimento natural do mercado, mas a variação é considerada exorbitante. “Vamos pedir esclarecimentos ao Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal)”, informou.

MS sem aftosa - O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é responsável por alinhar com as indústrias o volume de produção para que não falte vacina no mercado neste período, entretanto, não existe controle de preços. "Apesar da alta, o produtor não vai deixar de vacinar o rebanho. Não vamos correr o risco de perder o status de livre de aftosa com vacinação", afirmou Fachini.

Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Mato Grosso do Sul deverá imunizar 10,8 milhões de bovinos nesta segunda fase da campanha. Na região do planalto, o produtor deve vacinar os animais entre 0 e 24 meses, já na região da fronteira todo o rebanho deve ser vacinado até o dia 30 de novembro. No Pantanal, a vacinação deve abranger todo o rebanho dos produtores optantes pela etapa novembro, cujo prazo final na região é dia 15 de dezembro.