Bebê nasce com o coração do lado de fora e tem cirurgia bem sucedida: 'Milagre'

  • Extra/Globo
Vanellope está se recuperando muito bem, segundo o médico Foto: Twitter (Leicester Hospitals‏)/Reprodução
Vanellope está se recuperando muito bem, segundo o médico Foto: Twitter (Leicester Hospitals‏)/Reprodução

Ao nascer com o coração do lado de fora do peito, uma menina passou por três procedimentos cirúrgicos de sucesso no hospital Glenfield, em Leicester, na Inglaterra. Segundo a unidade de saúde, este é o primeiro caso em que um bebê sobreviveu a tal operação no Reino Unido.

Vanellope Hope Wilkins nasceu há três semanas com uma rara condição chamada ectopia cordis, que atinge poucas crianças a cada um milhão de nascimentos. A mãe, Naomi Findlay, de 31 anos, estava esperando sua chegada acontecer na véspera de Natal, mas deu à luz Vanellope no último dia 22 para que pudesse aumentar a probabilidade de sua sovrevivência, diminuindo, portanto, as chances de alguma infecção ou danificação. Vanellope também nasceu sem o osso esterno, que normalmente se une às costelas e protege a região onde fica o coração.

De acordo com o pediatra cardiologista Frances Bu'Lock, Vanellope está se recuperando muito bem e mostrando-se muito resiliente. Ele disse ainda que em breve a menina deve deixar de respirar com a ajuda de aparelhos.

"No futuro nós talvez possamos colocar alguma proteção óssea interna para o coração, talvez usando impressão 3D ou algo orgânico que poderia crescer com ela", explicou o médico.

Na última operação, os médicos usaram a própria pele da criança para cobrir o buraco deixado em seu peito. No momento da cesariana, foram cerca de 50 profissionais participando na sala de cirurgia, incluindo obstetras, cirurgiões cardíacos, anestesistas, neonatologistas e parteiras.

"Foi um verdadeiro choque quando o ultrassom mostrou que o coração dela estava do lado de fora e assustador porque nós não sabíamos o que poderia acontecer", disse Naomi. "De certa forma, a força dela me deu força para continuar em frente", completou.

(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.