China faz primeiro pouso da história na face oculta da Lua

  • AFP
Sonda chinesa pousou no lado oculto da Lua no dia 3 de janeiro (AFP photo/ China National Space Administration)
Sonda chinesa pousou no lado oculto da Lua no dia 3 de janeiro (AFP photo/ China National Space Administration)

A China realizou, nesta quinta-feira, o primeiro pouso já feito por um dispositivo espacial na face oculta da Lua. O anúncio foi feito pela imprensa estatal. Diferentemente da face da Lua mais próxima da Terra, que está sempre voltada para o nosso planeta, nenhuma sonda, nem qualquer módulo de exploração havia pousado no outro lado da superfície lunar.

Depois de decolar da Terra em 8 de dezembro, o módulo de exploração Chang'e-4 aterrissou sem problemas às 10h26 hora de Pequim (00h26 em Brasília), informou a agência de notícias Xinhua.

Foguete Long March 3B foi lançado no dia de 8 de dezembro de 2018, transportando a sonda chinesa Chang'e-4, que pousou no lado oculto da Lua no dia 3 de janeiro de 2019 (STR / AFP) - Reprodução/ AFP

O módulo enviou uma foto da superfície lunar para o satélite Queqiao, que orbita a Luna, afirmou a televisão pública CCTV.

A face oculta é montanhosa e acidentada, cheia de crateras, enquanto o lado visível tem várias superfícies planas para o pouso.

Foto tirada pela sonda Chang'e-4 mostra imagem do "lado oculto" da Lua (AFP photo/ China National Space Administration) - Reprodução/ AFP

Um dos maiores desafios é conseguir se comunicar com o robô lunar. Como a face escura da Lua está orientada no sentido oposto à Terra, não há uma "linha de visão" direta para transmitir sinais.

Assim, a China lançou em maio o satélite Queqiao, posicionado na órbita lunar para transmitir ordens e dados trocados entre a Terra e o módulo.

Sonda pousa no lado oculto da Lua (Reprodução/ Twitter) - Reprodução/ AFP

O Chang'e-4 fará estudos sobre as radiofrequências baixas, o cultivo de tomates em outros planetas e os recursos minerais, entre outros pontos.

Esta é a segunda vez que a China envia um veículo para explorar a superfície lunar. O primeiro foi o Yutu, em 2013. Ele permaneceu ativo por 31 meses.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.