Chinês inventa relógio que funciona como uma tatuagem temporária

  • Page Not Found/Extra
Protótipo do 'relógio tattoo' (Foto: Divulgação/Desheng Kong)
Protótipo do 'relógio tattoo' (Foto: Divulgação/Desheng Kong)

Uma equipe de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Nanjing (China), chefiada por Desheng Kong, desenvolveu um relógio digital que pode ser usado como um espécie de tatuagem temporária ou mesmo sobre certos tipos de material esportivo ou de ioga.

Kong e sua equipe imprimiram uma camada eletroluminescente feita de micropartículas emissoras de luz dentro em um material flexível, facilmente adaptável aos contornos do corpo humano. A técnica permite uma exibição mais brilhante mesmo em baixas tensões, como ficou demonstrado com um cronômetro anexado às costas da mão de um voluntário do protótipo do "relógio tattoo", conforme publicado pelo "Daily Star".

A tela brilhante elástica tem uma ampla gama de aplicações, desde o mercado de novas gerações de smartphones à robótica. De acordo com pesquisadores, o display pode ter até uso médico ao monitorar constantemente as funções de saúde do usuário e controlar casos de diabetes e problemas cardíacos.

Protótipo do 'relógio tattoo'
Protótipo do 'relógio tattoo' Foto: Divulgação/Desheng Kong
Protótipo do 'relógio tattoo'
Protótipo do 'relógio tattoo' Foto: Divulgação/Desheng Kong

"O dispositivo não produz eletricidade detectável. Opera com amplitude de tensão reduzida em comparação com técnicas anteriores. É bem simples fazer um bom isolamento elétrico. Um direcionamento importante da pesquisa é combinar a tela flexível com um sensor deformável a ponto de se adequar ao corpo.", explicou Kong.

"Os chamados sensores epidérmicos podem permitir o monitoramento contínuo da frequência cardíaca, pressão arterial, níveis de oxigênio no sangue e até glicose", acrescentou.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.