Deputados uruguaios indicam José Mujica ao Nobel da Paz

  • Ansa

A bancada de deputados da coalizão governista uruguaia Frente Ampla enviou uma carta a organização do Nobel na Noruega indicando o presidente José Mujica ao prêmio Nobel da Paz de 2014. 

Os legisladores justificaram o pedido dizendo que Mujica é "um exemplo de vida". Eles ainda recordaram seu passado como guerrilheiro, o período de mais de dez anos em que passou preso em duras condições, além de seus governo, quando foram aprovadas leis consideradas "fundamentais", como a legalização do aborto e do casamento homossexual e a descriminalização da maconha.

Mujica representa, como disseram em carta, um estilo de vida austero e solidário com as circunstâncias em que vivem muitos de nossos iguais.

Não é a primeira vez que o uruguaio é indicado ao prêmio. Recentemente, 115 professores alemães enviaram uma carta à organização do evento indicando o presidente ao Nobel da Paz.

Milhares de pessoas, entre elas políticos e advogados, podem propor anualmente seus candidatos ao Nobel da Paz. A lista final será divulgada em 4 de março, enquanto os ganhadores são anunciados em 10 de outubro.