Desenvolvimento da ciência deve ser fator chave na resolução de desafios globais, diz ONU

  • ONU
Desenvolvimento da ciência deve ser fator chave na resolução de desafios globais, diz ONU

A ciência a favor do desenvolvimento global é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e serve como força para o bem-estar humano, principalmente nos países em desenvolvimento.

A ciência, a tecnologia e a inovação são elementos centrais para a elaboração de políticas de desenvolvimento e para a resolução de alguns dos problemas mais graves do mundo – como a educação, os serviços de saúde e a segurança -, afirmaram cientistas e líderes mundiais no 60º aniversário da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN).

A organização é considerada modelo para a colaboração científica e tecnológica global e para a demonstração de como a ciência pode unir cientistas de diversas nações para o bem comum.

Em seu discurso de abertura do evento de segunda-feira (20), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, relembrou que a ciência já foi utilizada para propósitos nocivos.

Porém, felizmente, serve com muito mais frequência como força para o progresso e para o bem-estar humano, especialmente nos países em desenvolvimento.

O secretário-geral enfatizou a importância de usar a ciência a favor da conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

“Quer estejamos tentando enfrentar as mudanças climáticas, impedir o vírus do ebola, lidar com as ameaças à segurança cibernética ou limitar a proliferação nuclear, precisamos de cientistas com visão clara e compromisso de trabalhar em conjunto para encontrar soluções”, disse Ban.

Para isso, é essencial o investimento de recursos significativos em infraestrutura, educação, capacitação de pessoas e financiamento de pesquisas.

O presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, ressaltou que maiores investimentos em pesquisas básicas podem explorar o potencial humano, uma vez que ainda há grandes lacunas nas inovações e nas pesquisas referentes a diversas questões cruciais para o bem-estar humano e para o desenvolvimento sustentável.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.